Projeto Prevenir Tragédias - Processo de Gestão de Riscos Genérico e MeSPRE
Processo de Gestão de Riscos Genérico
As metodologias de gestão de riscos possuem diversas similaridades entre si, especialmente por identificarem e tratarem as incertezas de forma sistemática para que haja uma comunicação precisa ao longo do processo de avaliação de riscos. Vale considerar também que, de modo geral, um bom processo de gerenciamento de riscos, propiciará uma base segura para tomada de decisão, planejamento lógico, esclarecimento dos objetivos e, por último, risco mínimo do ponto de vista econômico.
Para tanto, ao longo da execução de um processo de gestão de riscos, existe um conjunto de questões encadeadas nas quais uma pergunta leva naturalmente à próxima, formando um processo genérico de gestão de riscos.
Estas questões estão presentes na Figura 1.
Conforme Hillson [19], todas essas questões estão presentes durante a execução das etapas contidas nas principais metodologias sobre gestão ou avaliação dos riscos, como a ISO 31000 e o M_o_R-OGC. Trata-se de perguntas orientadoras que auxiliam a equipe de desenvolvimento nas etapas da gestão de riscos e tendem a garantir viabilidade ao seu desenvolvimento, sem perder de vista o foco e demais objetivos propostos ainda na formulação do processo.
O Quadro 1 relaciona essas questões com as etapas de cada metodologia.
Referências:
ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática/Paulo Henrique de Souza Bermejo [et. al]. Brasília/DF: Editora Evobiz, 2018.
Hillson D (2016) The Risk Management Handbook: A practical guide to managing the multiple dimensions of risk. KoganPage, London
Mais informações, vídeos, materiais complementares, sobre Segurança, acessar os links no final desta postagem. Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade? Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias. Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias - Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE). Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais. O MeSPRE complementa as avaliações de risco tradicionais. Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil, esta base de dados, está hospedada na internet, com acesso livre. Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades. Caso você se interesse pela proposta, me encaminhe um email, e quando houver disponibilidade do treinamento ead/online, do Curso Introdutório do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências, possa te contatar, o email é: washington.fiocruz@gmail.com Te enviarei um formulário, para seu cadastramento, no treinamento ead/online, ou você pode acessar o formulário, com as orientações iniciais em: https://lnkd.in/dTEk_wqp O acesso ao formulário está na função de leitor, pois na função de editor, o documento pode ser alterado, havendo dificuldade de acessar o formulário e editá-lo, entrar em contato, com o e-mail acima informado.
Curso Prevenir Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso: - Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise. Link de acesso ao curso on-line da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias: https://lnkd.in/enj6nZNk Link de acesso ao canal da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias do You Tube: https://lnkd.in/dAtutajr Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho. Saudações. Washington Barbosa
Comentários
Postar um comentário