GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO - Curso e Materiais Complementares do Curso da Gestão de Riscos nas Contratações Públicas na Fiocruz

 Para garantir que uma corporação atenda aos interesses do principal, o IBGC recomenda um conjunto de práticas, por meio do Código Brasileiro de Governança Corporativa, a serem realizadas por agentes de governança, tais como: transparência; política de relacionamento com partes interessadas; avaliação de desempenho da alta administração; independência da auditoria interna; gerenciamento de riscos; e promoção de valores éticos e padrões de conduta (IBGC, 2015).

Da mesma forma, em organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU, há necessidade de que tais práticas sejam realizadas por instâncias de governança, de modo que boa governança seja obtida e os resultados esperados pela sociedade sejam alcançados, de forma legítima. Isso requer estruturas administrativas (instâncias), processos de trabalho, instrumentos (ferramentas, documentos etc.), fluxo de informações e comportamento de pessoas envolvidas direta ou indiretamente na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da organização. De forma simplificada, e inspirado no modelo do IBGC (2015), esse sistema de governança pode ser representado como ilustra a Figura abaixo.


Figura - Governança no Setor Público

-------

Dados preliminares para a reunião de abertura:

Nome:

Local e tempo no setor de trabalho (anos):

Escolaridade com cursos de destaque:

Experiências anteriores profissionais(locais e tempo - anos):

Experiência em gestão de risco profissional e acadêmica (anos):

Inicialmente, fazer um breve levantamento das contratações históricas com problemas na organização e no serviço público:

Quais são os seus principais dos riscos?

Há mapeamento do processo, procedimentos, normas a seguir (resumo):

Expectativas dos desdobramentos da reunião:

Outras informações importantes para a reunião:


-------

Link no Facebook com as apresentações feitas no curso da Fiocruz

Paulo Alves:


Pironti:



Link de boas referências de Gestão de Riscos no Setor Público:



Link com materiais do curso da Fiocruz

Link com materiais de Compras Cogead

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Pi-G-XBNTo3kHWUKaHJvR6qGebFpgNOH

Vídeo Youtube - Seminário Gestão de Riscos: Desafios para Implementação da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU

 https://www.youtube.com/watch?v=Qvc-PoPxNyQ


--------

§ 2º A Coordenação Geral de Compras será consti tuída por, no mínimo, 3 subáreas:
I – Planejamento das Aquisições e Contratações
II – Organização e Execução das Aquisições e Contratações
III – Normatização, Avaliação e Controle das Aquisições e Contratações

-----

Você quer estudar incidentes, eventos negativos maiores e fatais?

CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO E TRAGÉDIAS - Você quer entender o porquê, como, onde, quando, em que circunstâncias acontecem as tragédias, tais quais o rompimento de barragens de mineração, quedas de aviões, explosões em plataformas de petróleo, acidentes nucleares, grandes incêndios e outros eventos similares?

O treinamento é composto de quatro módulos.

Módulo 1, ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS 

https://lnkd.in/edihwHY7

Neste link, você acessará mais informações da proposta, e os links dos demais módulos.

Módulo 2, TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS

Módulo 3, ESTUDOS DE CASOS DESTAS TRAGÉDIAS

Módulo 4, EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, PARA ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS

Construção Social do Risco, questão básica para a gestão de riscos, e para a prevenção de eventos negativos maiores e fatais, tema que pesquiso atualmente.

Deve-se aceitar que o risco é derivado da organização, pressupostos institucionais e processos; isso é, o risco é socialmente construído.

E para avaliá-lo são necessários métodos adequados qualitativos para a questão social.

Para aprimorar a gestão de riscos, deve-se ir além da análise dos fatores humanos e técnicos, do atendimento à legislação e as boas práticas, deve-se verificar também, se as pressões por produtividade, lucratividade, alcance de metas, concessão de bônus financeiros e outras questões, ameaçam os limites aceitáveis, para um seguro e bom desempenho das atividades. 

Aproveito para agradecer as muitas colaborações e aos novos amigos que tenho feito neste trabalho e pesquisa em Gestão de Riscos. Com a ferramenta da Internet, este trabalho já foi divulgado para centenas de profissionais, os módulos deste treinamento, em dois meses já alcançou a marca de mais 1300 sensibilizações.

Veja o vídeo resumido da minha proposta da Segurança Proativa, Riscos e Emergências em:

https://lnkd.in/dUeWvCWq

Veja também as Modelagens da Segurança Proativa:

A Abordagem Sociotécnica Estruturada em: 

https://lnkd.in/egrpReDg

Gestão Dinâmica da Segurança Proativa: 

https://lnkd.in/dzHEUBTw

Visão Sistêmica da Área de Segurança com as outras Áreas:

https://lnkd.in/djCfejzJ

 Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e compartilhar este trabalho. 

 Saudações,

 Washington Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies

Curso Prevenir Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - Turma do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ - Dias 21/06 das 09 às 12 horas, UFRJ, Escola Politécnica, Bloco I, sala 120