Prevenir Tragédias - Visão Sistêmica da Segurança com as outras Áreas da Organização e o Centro de Estudos Prevenir Tragédias
Com o intuito de aprimorar a Gestão da Organização para alcançar seus objetivos, prevenir e mitigar eventos negativos danosos a sua continuidade, é importante analisar, como a gestão da segurança, se correlaciona, contribui e é impactada pelos outros sistemas de gestão da empresa, tais como:
- as áreas de projeto, operações, qualidade, ambiental, responsabilidade social, produtividade, lucratividade, governança, auditorias, medicina/saúde, ergonomia e outras áreas afins.
Estas áreas estão representadas nas estruturas da organização, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais. Nos processos decisórios nestes níveis hierárquicos, as diversas óticas destas áreas influenciam nas decisões tomadas.
Ações e omissões deste processo decisório, influenciam e retroalimentam o sistema sociotécnico como um todo, levando aos eventos positivos negativos, conforme representado na figura abaixo, no sistema sociotécnico estruturado e modelo dinâmico da Segurança Proativa, representados nas figuras posteriores.
Na figura abaixo está representada a área da Segurança, e as demais áreas estão denominadas como A 2, A 3 e A N, que dependerá, de quais áreas serão avaliadas nestas interações.
Vídeo da Visão Sistêmica da Segurança com as outras áreas
Figura - Sistema Sociotécnico Estruturado
Mais informações deste Sistema Sociotécnico Estruturado em:
https://www.blogger.com/blog/post/edit/7555767555450586242/7161732928915113298
Mais informações do Modelo Dinâmico da Segurança Proativa em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-modelo-dinamico.html
No caso do documentário da Netflix sobre o 737 Max, os depoimentos do pessoal do Departamento da Qualidade da Boeing apresentam questões que podem ter contribuido para a tragédia da queda dos dois aviões.
Figura - Módulo 3 Acidente do 737 Max
Nos casos de TMI e Chernobyl, se destacam as questões de procedimentos operacionais, que contribuíram para a tragédia.
Figura - Módulo 3 Acidente de TMI
Figura - Módulo 3 Acidente de Chernobyl
Em Fukushima questões de projeto, altura do muro de contenção da onda de tsunami e localização da área dos geradores de emergências, que foi alagada pela onda de tsunami, foram contribuintes para a tragédia.
Figura - Módulo 3 Acidente de Fukushima
Um breve ensaio da contribuição de áreas de Gestão da empresa com a Gestão da Segurança em eventos negativos maiores e fatais.
Principio da Segurança Proativa
Visão Sistêmica da Segurança com as outras Áreas da Organização.
Comentários
Postar um comentário