ACIDENTE DE SEVESO E CURSO ON-LINE COM CUSTO SIMBÓLICO: PREVENIR TRAGÉDIAS - SEGURANÇA PROATIVA, RISCOS E EMERGÊNCIAS – CADASTRAMENTO
Acidente de SEVESO, parte do case do módulo 3, do curso on-line: Prevenir Tragédias - Segurança Proativa Riscos e Emergências.
Falta de Investimentos na Segurança das Instalações da Fábrica
Como demonstrou a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o desastre, o acidente esteve diretamente relacionado com a falta de investimentos na segurança das instalações da fábrica. A Roche estava, todavia, a par dos riscos da produção de triclorofenol que já tinham surgido em casos anteriores de acidentes industriais.
O Acidente
Por volta das 12h30 deste dia do acidente, ocorreu a ruptura do disco de segurança de um reator, que resultou na emissão para a atmosfera de uma grande nuvem tóxica.
O reator fazia parte do processo de fabricação de TCP (triclorofenol) e a nuvem tóxica formada continha vários componentes entre eles o próprio TCP, etilenoglicol e
2,3,7,8-tetraclorodibenzoparadioxina (TCDD). A nuvem se espalhou numa grande área, contaminando pessoas, animais e o solo na vizinhança da unidade industrial.
A planta operava em regime de batelada e, no momento do acidente, encontrava-se paralisada para o final de semana. No entanto, o reator continha material a uma elevada temperatura. Provavelmente, a presença de etilenoglicol com hidróxido de sódio causou uma reação exotérmica descontrolada, fazendo com que a pressão interna do vaso excedesse a pressão de ruptura do disco de segurança, causando a emissão. A reação ocorrida, associada a uma temperatura entre 400 e 500 ºC, contribuiu para a formação do TCDD.
Mais informações, vídeos, materiais complementares, sobre Segurança, acessar os links no final desta postagem. Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade? Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias. Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias - Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE). Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, em andamento, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais. O MeSPRE complementa as avaliações de risco tradicionais. Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil, esta base de dados, está hospedada na internet, com acesso livre. Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades. Caso você se interesse pela proposta, me encaminhe um email, e quando houver disponibilidade do treinamento ead/online, do Curso Introdutório do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências, possa te contatar, o email é: washington.fiocruz@gmail.com Te enviarei um formulário, para seu cadastramento, no treinamento ead/online, ou você pode acessar o formulário, com as orientações iniciais em: https://lnkd.in/dTEk_wqp O acesso ao formulário está na função de leitor, pois na função de editor, o documento pode ser alterado, havendo dificuldade de acessar o formulário e editá-lo, entrar em contato, com o e-mail acima informado. Este curso terá um custo simbólico.
A finalidade do custo simbólico do curso, é apoiar o trabalho de aprimoramento de vídeos, postagens, apoio na moderação de cursos e outras questões da gestão, da proposta do Projeto Prevenir Tragédias. Curso Prevenir Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso: - Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise. Link de acesso ao curso on-line da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias: https://lnkd.in/enj6nZNk Link de acesso ao canal da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias do You Tube: https://lnkd.in/dAtutajr Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho. Saudações. Washington Barbosa
Figura Acidente de Seveso e Curso On-Line do MeSPRE
Comentários
Postar um comentário