Julgamento sobre o colapso da Ponte Morandi em Ģênova na Itália e Curso Prevenir Tragédias e a Segurança Proativa

Julgamento da queda da ponte Morandi

Ref: Antonio Calanni e PIERO CRUCIATTI

Foi a 14 de Agosto de 2018, às 11:36 hs locais, sob forte chuva, que uma parte da ponte Morandi desabou, arrastando veículos e passageiros. Quarenta e três pessoas morreram, incluindo quatro crianças.

A Itália começou, na primeira semana de Julho de 2022, a julgar as 59 pessoas acusadas de responsabilidade na queda da ponte Morandi, em Génova.

A tragédia fez sobressair o estado das infra-estruturas de transporte italianas. A Autostrade per l'Italia (ASPI), que gere quase metade da rede de auto-estradas do país, é acusada de não manter a ponte.

Em fevereiro, o procurador Walter Cotugno disse que a ponte Morandi foi uma bomba relógio, ouvia-se o tiquetaque, mas não se sabia quando iria explodir, e que não há dúvidas de que os diretores da Autostrade e da sua filial Spea, responsável pela manutenção, "tinham consciência do risco de um colapso", mas não financiaram novas obras para "preservar os lucros dos accionistas".

A maioria dos arguidos são directores e técnicos, nomeadamente o então CEO da Autostrade, Giovanni Castellucci, que se aposentou em 2019 com uma indenização de 13 milhões de euros, e o ex-diretor da Spea Antonino Galata, assim como funcionários do ministério das Infra-estruturas.

As conclusões da investigação não deixam dúvidas: "entre a inauguração da ponte em 1967 e a queda - 51 anos depois - não foram realizadas as intervenções mínimas para reforçar as traves do pilar que causou o acidente”.

Os réus convocados pelo Tribunal de Génova vão responder por crimes como homicídio involuntário, atentado à segurança dos transportes e vários delitos de negligência. 

O julgamento deve durar entre dois a três anos.

Será que estamos dando a atenção, as questões essenciais para a Segurança das Organizações?

Quantas vidas, qual impacto social, ambiental, patrimonial, à imagem da organização e outros, seriam poupados?

Mais informações, vídeos, materiais complementares, sobre Segurança, acessar os links no final desta postagem.

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade? Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias. Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias - Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE). Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, em andamento, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais. O MeSPRE complementa as avaliações de risco tradicionais. Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil. Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades. O curso está estruturado no formato ead/on-line e com livre acesso. Curso Prevenir Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso: - Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise. Através do processo de estudo e aplicação da Metodologia da Segurança Proativa Riscos e Emergências (MeSPRE) são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial e Avançada do MeSPRE A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento do MeSPRE. As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com a mentoria e a aplicação do MeSPRE em uma organização, empresa, atividade e serviço, através de um processo de mentorias e avaliações; a Capacitação Avançada, te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos o Curso Prevenir Tragédias serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos. Link de acesso ao curso on-line da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias: https://lnkd.in/enj6nZNk Link de acesso ao canal da Segurança Proativa/Prevenir Tragédias do You Tube: https://lnkd.in/dAtutajr Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho. Saudações, Washington Barbosa



Figura - Ponte Morandi - Fonte New York Times



Figura - Ponte Morandi - Fonte CBC News








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacitação e Certificação da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), você pode se especializar individualmente ou em turmas - Orientações e Materiais

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies

Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas