Módulo 1: Segurança Química
Acidentes e Intoxicações no Laboratório
Por ordem decrescente de freqüência os riscos aos quaismestá sujeito quem trabalha em laboratório, são:
- Exposição a agentes agressivos ou tóxicos.
- Lesões com produtos cáusticos e corrosivos.
- Queimaduras com produtos inflamáveis.
- Acidentes com vidrarias e materiais cortantes e contundentes
- Acidentes com equipamentos elétricos.
- Problemas de exposição a radiações.
Seguramente mais de 80% desses acidentes poderiam ter sido evitados se os equipamentos utilizados no lar, no trabalho e no trânsito, fossem adequadamente seguros e se todos recebessem “treinamento” para as questões de segurança.
O Brasil é um dos recordistas mundiais de acidentes no trabalho, o que acarreta grandes prejuízos para nossa economia. Em função disso, órgãos competentes do governo, sindicatos e empresas mais conscientes do problema têm desenvolvido programas de treinamento. Neste sentido, o Decreto nº 2.657 de 03/07/1998, no artigo 15o informa que é dever do empregador informar aos trabalhadores os perigos e os riscos que os produtos químicos oferecem.
Os benefícios de se trabalhar em condições de segurança não podem ser vistos apenas pelo lado das empresas, pois os dias perdidos de trabalho, mutilações e muitos acidentes fatais deixam marcas profundas em pessoas e famílias.
Para os trabalhadores, que atuam nos laboratórios de indústrias e academias, é necessário informar que os acidentes podem causar não apenas mutilações, mas sérios problemas à saúde devido à exposição aos produtos químicos provenientes dos reagentes nos processos analíticos, inclusive com o uso de digestores e reatores freqüentemente encontrados em laboratórios, bem como nas áreas de fabricação.
As atividades antropogênicas nos expõem a elevadas cargas de agentes químicos contidos no ar que respira, na água, nos alimentos “in natura”, que são tratados com inseticidas e herbicidas, nos alimentos industrializados com seus corantes e aditivos, nos alimentos artificiais tais como refrigerantes, guloseimas etc., nos medicamentos e, finalmente, nos
próprios cosméticos que entram em contato direto com a pele.
Uma pessoa que trabalha num laboratório 8 horas por dia, que representa quase 1/3 de sua vida profissional, recebe uma carga contaminantes químicos muito maior que a média dos que trabalham em outras atividades.
Portanto, é fundamental que profissionais que exercem funções em laboratórios, busquem as melhores condições de trabalho, por ações de capacitação e medidas de proteção fundamentas é informações técnicas.
Curso do módulo 1 em:
https://drive.google.com/file/
Link com todos os módulos do Curso de Segurança Química em Laboratórios de Ensino e Pesquisa em:
Saudações.
Comentários
Postar um comentário