Fatores Organizacionais e Técnicos na Explosão na Refinaria Texas City e o Centro de Estudos Prevenir Tragédias através da Segurança Proativa e a Gestão de Riscos

Patógenos relacionados aos eventos negativos:

Corte de custos

Organização

Hardware

Procedimentos

Projeto


Explosão da Refinaria Texas City: 

Em março de 2005, ocorreu uma explosão na Refinaria Texas City da BP, matando 15 trabalhadores e ferindo mais de 170 outros. A BP adquiriu a Refinaria Texas City como parte de sua fusão com a Amoco em 1999.


Figura - Combate ao incêndio na Refinaria Texas City 

A refinaria foi construída em 1934, mas tinha sido mal conservada por muitos anos. 

Uma empresa de consultoria havia examinado as condições da planta, e divulgou seu relatório em janeiro de 2005, que encontrou muitos problemas de segurança. A refinaria teve cinco gestores desde que a BP herdou em sua fusão de 1999.

Na investigação foram identificados vários fatores nos aspectos técnicos e organizacionais na refinaria e dentro da BP corporativa.

Fatores Organizacionais:

• Corte de custos corporativos.

• Falha em investir na infraestrutura da planta.

• A falta de supervisão corporativa sobre a cultura de segurança e programas de investigação de acidentes.

• Foco na segurança ocupacional (acidentes com afastamento) e não segurança do processo.

• Um processo de gestão de mudança defeituoso.

• A formação inadequada dos operadores.

• Falta de supervisão competente para operações de start-up.

• Comunicação deficiente.

• A utilização de procedimentos de trabalho desatualizados e ineficazes.

Fatores Técnicos:

• Um tambor de purga muito pequeno.

• Falta de manutenção preventiva em sistemas críticos de segurança como alarmes imperativos e sensores de nível.

• O uso contínuo de tambor e pilha de purga desatualizados tecnologia quando as substituições eram alternativas viáveis por muitos anos.

A BP foi acusada de violações criminais de leis ambientais federais leis e foi citado em vários processos das famílias das vítimas. O

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) concedeu à BP uma multa recorde por centenas de violações de segurança. Em 2009, a OSHA

impôs uma multa ainda maior depois de alegar que a BP não implementar melhorias de segurança após o desastre. Em 2011, BP anunciou que estava vendendo a refinaria para pagar reivindicações de compensação e atividades corretivas após o Deepwater Desastre do Horizonte em 2010.

Fonte: James Reason

Centro de Estudos Prevenir Tragédias, através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar o link no final desta postagem. 

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade?

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias e o Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE).

Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, em andamento, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais. 

O MeSPRE complementa as avaliações de risco tradicionais. 

Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. 

A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil. 

Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.

A mentoria e o curso sobre prevenção de tragédias está estruturado no formato ead/on-line.

A Mentoria e o Curso Prevenir Tragédias estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.

Relatos de profissionais do ciclo de estudos da mentoria e o do curso prevenir tragédias:

 - Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.

Através do processo de estudo e aplicação da Metodologia da Segurança Proativa Riscos e Emergências (MeSPRE) são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial, Intermediária e Avançada do MeSPRE

A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento do MeSPRE. 

As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com a mentoria e a aplicação do MeSPRE em uma organização, empresa, atividade e serviço, através de um processo de mentorias e avaliações; a Capacitação Avançada, te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Prevenir Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.

Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos Prevenir Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):


Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho.

Saudações,

Washington Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies

Curso Prevenir Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - Turma do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ - Dias 21/06 das 09 às 12 horas, UFRJ, Escola Politécnica, Bloco I, sala 120