Contribuições para Prevenir Explosões/Acidentes Graves em Abastecimento de Gás em Postos de Gasolina - Curso Prevenir Tragédias e a Segurança Proativa
Caros(as),
Estarei hospedando nesta postagem
No dia 28/07/2022, tivemos um acidente com morte em um abastecimento no Rio de Janeiro, seguem figuras e vídeo, deste e de outros acidentes, no RJ e em vários Estados do Brasil.
Figura 3 - Estado do carro após o acidente no Ceará em 16/03/2022
Figura 4 - Estado do carro após o acidente no Ceará em 16/03/2022
Figura 5 - Explosão em Paulista, Pernambuco em 15/02/20220
Figura 6 - Explosão em Assu, Rio Grande do Norte em 25/12/2019 (havia botijão de gás no porta malas, destaca a importância, de uma checagem no porta malas, e que a porta fique aberta)
Figura 7 - Explosão em Natal, Rio Grande do Norte em 12/07/2020 (havia também um botijão de gás no porta malas)
Figura 8 - Explosão em Natal, Rio Grande do Norte em 12/07/2020
Em uma pesquisa rápida e inicial sobre a o tema (fiz uma busca no google, para verificar acidentes no exterior, parece ser uma questão do Brasil, pois somente apareceu o acidente do Ceará, apresentado nesta postagem), medidas podem ser efetivadas e reforçadas, com base em recomendações já existentes sobre o tema, para prevenir estas tragédias, seguem algumas contribuições iniciais.
Com base nos vídeos dos dois acidentes descritos, uma primeira proposta, seria a necessidade de se isolar toda a parte traseira do porta malas do carro e a parte lateral de onde o cilindro e partes do carro, ao explodir, podem se projetar, vide figura 2, . No acidente do Ceará o cilindro se projetou em uma distância de 60 metros,
Na recomendações abaixo, há uma orientação, de se deixar o porta malas aberto, não verifico esta prática nos postos do RJ.
De artigos apresento, recomendações de segurança:
- Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada;
- O CBMERJ informa ainda quando aos procedimentos que devem ser tomados no momento da instalação do gás. “Os procedimentos de segurança para o uso do GNV requerem, entre outros cuidados, cuidado especial com a conversão, sendo que esta deverá ser feita em oficina homologada pelo INMETRO. Deve ser exigido da convertedora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do INMETRO, para fazer o registro de conversão junto ao órgão de trânsito responsável”.
- Quanto à manutenção do kit GNV, o Corpo de Bombeiros afirma: “São necessárias revisões periódicas do kit e cilindro em convertedoras homologadas pelo INMETRO. Está descartado o uso de peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, serão exigidos tubos de aço. Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR- 12790 ou ISO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados, oferecendo segurança. Não são permitidas soldas nos cilindros, pois este será um ponto em que a resistência ficará comprometida, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível”.
- O órgão disse ainda que: “O usuário não deve tentar consertar os pequenos defeitos sozinho e sim procurar a convertedora para fazê-lo de acordo com a técnica, bem como com segurança adequada. Não confundir Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais usar o botijão de GLP em veículos automotores. Os butijões fabricados para armazenamento de GLP são projetados para suportar pressões muito inferiores à do GNV, algo em torno de 15 BAR. Como resultado, ocorrerá a ruptura do botijão, de forma violenta, em razão do gás expandir-se, proporcionando sério risco às pessoas que estiverem nas proximidades”.
O Corpo de Bombeiros também enumerou algumas recomendações que os usuários de GNV devem atender ao abastecer. São elas:
– No momento do abastecimento, deve-se desligar o motor, o rádio e o telefone celular, apagar os faróis e frear o veículo.
– Não fumar no local do abastecimento ou próximo.
– O motorista, bem como os passageiros, devem sair do interior do veículo.
cheap nolvadex – O veículo deverá sempre estar aterrado.
– É importante certificar-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.
Antabuse reviews – A pressão de abastecimento não deverá, em nenhuma hipótese, ultrapassar 220 kgf/cm2.
generic Lasix – O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm2 de pressão máxima. Este valor já considera a margem de segurança. Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do equipamento e aumentando muito o risco de provocar acidentes.
Além disso, os postos de abastecimento têm a obrigação de reforçar as normas de segurança, seja por meio de fiscalização dos funcionários ou afixando o alerta em locais visíveis.
Outras questões (algumas repetidas):
- O veículo deve ser estacionado no local previsto;
- O freio de mão deve ficar acionado;
- O motor do veículo deve ser desligado;
- Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som;
- Não utilizar o telefone celular;
- Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo;
- Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados;
- O porta-malas e o capô devem ficar abertos;
- O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento;
- É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento;
referências:
https://www.seguroauto.org/cuidados-com-o-gnv-e-seguranca-ao-abastecer/
Contribuições?
Centro de Estudos Prevenir Tragédias, através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar o link no final desta postagem.
Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade?
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
O Curso Prevenir Tragédias On-Line está validado por profissionais seniores, plenos, juniores para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.
Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos o Curso Prevenir Tragédias On-Line, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos, serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.
Link com endereços eletrônicos do grupo de Whatsapp do Centro de Estudos, Curso On-Line, Canal do You Tube, Linkedin, Instagram, Facebook, Blog de Gestão, dentre outros endereços eletrônicos sobre a Prevenção de Tragédias:
Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho.
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Washington Barbosa, DSc em Eng de Prod pela COPPE/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc em Eng de Prod pela UFF - Gestão da Qualidade, Engenheiro Industrial Mecânico, de Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente e Ergonomia.
Pesquisador e Fundador do Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa.
Palestrante Nacional e Internacional, com experiência profissional em organizações públicas e privadas desde 1984.
Comentários
Postar um comentário