Contribuições para Prevenir Explosões/Acidentes Graves em Abastecimento de Gás em Postos de Gasolina - Curso Prevenir Tragédias e a Segurança Proativa

 Caros(as),

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No dia 28/07/2022, tivemos um acidente com morte em um abastecimento no Rio de Janeiro, seguem figuras e vídeo, deste e de outros acidentes, no RJ e em vários Estados do Brasil.

Figura 1 - Acidente com fatalidade no RJ em 28/07/2022



Figura 2 - Video do Acidente com fatalidade no RJ em 28/07/2022 e outro acidente sem fatalidade

Figura 3 - Estado do carro após o acidente no Ceará  em 16/03/2022

Figura 4 - Estado do carro após o acidente no Ceará em 16/03/2022

Figura 5 - Explosão em Paulista, Pernambuco em 15/02/20220


Figura 6 - Explosão em Assu, Rio Grande do Norte em 25/12/2019 (havia botijão de gás no porta malas, destaca a importância, de uma checagem no porta malas, e que a porta fique aberta)


Figura 7 - Explosão em Natal, Rio Grande do Norte em 12/07/2020 (havia também um botijão de gás no porta malas)



Figura 8 - Explosão em Natal, Rio Grande do Norte em 12/07/2020


Figura 9 - Acidente com morte em São Gonçalo, Rio de Janeiro em 08/11/2017

Em uma pesquisa rápida e inicial sobre a o tema (fiz uma busca no google, para verificar acidentes no exterior, parece ser uma questão do Brasil, pois somente apareceu o acidente do Ceará, apresentado nesta postagem), medidas podem ser efetivadas e reforçadas, com base em recomendações já existentes sobre o tema, para prevenir estas tragédias, seguem algumas contribuições iniciais.

Com base nos vídeos dos dois acidentes descritos, uma primeira proposta, seria a necessidade de se isolar toda a parte traseira do porta malas do carro e a parte lateral de onde o cilindro e partes do carro, ao explodir, podem se projetar, vide figura 2, . No acidente do Ceará o cilindro se projetou em uma distância de 60 metros, 

Na recomendações abaixo, há uma orientação,  de se deixar o porta malas aberto, não verifico esta prática nos postos do RJ.

De artigos apresento, recomendações de segurança:

- Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada;

- O CBMERJ informa ainda quando aos procedimentos que devem ser tomados no momento da instalação do gás. “Os procedimentos de segurança para o uso do GNV requerem, entre outros cuidados, cuidado especial com a conversão, sendo que esta deverá ser feita em oficina homologada pelo INMETRO. Deve ser exigido da convertedora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do INMETRO, para fazer o registro de conversão junto ao órgão de trânsito responsável”.

- Quanto à manutenção do kit GNV, o Corpo de Bombeiros afirma: “São necessárias revisões periódicas do kit e cilindro em convertedoras homologadas pelo INMETRO. Está descartado o uso de peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, serão exigidos tubos de aço. Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR- 12790 ou ISO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados, oferecendo segurança. Não são permitidas soldas nos cilindros, pois este será um ponto em que a resistência ficará comprometida, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível”.

- O órgão disse ainda que: “O usuário não deve tentar consertar os pequenos defeitos sozinho e sim procurar a convertedora para fazê-lo de acordo com a técnica, bem como com segurança adequada. Não confundir Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais usar o botijão de GLP em veículos automotores. Os butijões fabricados para armazenamento de GLP são projetados para suportar pressões muito inferiores à do GNV, algo em torno de 15 BAR. Como resultado, ocorrerá a ruptura do botijão, de forma violenta, em razão do gás expandir-se, proporcionando sério risco às pessoas que estiverem nas proximidades”.

O Corpo de Bombeiros também enumerou algumas recomendações que os usuários de GNV devem atender ao abastecer. São elas:

– No momento do abastecimento, deve-se desligar o motor, o rádio e o telefone celular, apagar os faróis e frear o veículo.

– Não fumar no local do abastecimento ou próximo.

– O motorista, bem como os passageiros, devem sair do interior do veículo.

cheap nolvadex – O veículo deverá sempre estar aterrado.

– É importante certificar-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.

Antabuse reviews – A pressão de abastecimento não deverá, em nenhuma hipótese, ultrapassar 220 kgf/cm2.

generic Lasix – O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm2 de pressão máxima. Este valor já considera a margem de segurança. Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do equipamento e aumentando muito o risco de provocar acidentes.

Além disso, os postos de abastecimento têm a obrigação de reforçar as normas de segurança, seja por meio de fiscalização dos funcionários ou afixando o alerta em locais visíveis.

Outras questões (algumas repetidas):

- O veículo deve ser estacionado no local previsto;

- O freio de mão deve ficar acionado;

- O motor do veículo deve ser desligado;

- Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som;

- Não utilizar o telefone celular;

- Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo;

- Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados;

- O porta-malas e o capô devem ficar abertos;

- O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento;

- É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento;

referências:

https://www.seguroauto.org/cuidados-com-o-gnv-e-seguranca-ao-abastecer/

https://www.jornalterceiravia.com.br/2017/04/11/apos-morte-de-mulher-em-explosao-de-gnv-bombeiro-alerta-sobre-riscos-de-acidente/

Contribuições?

Centro de Estudos Prevenir Tragédias, através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar o link no final desta postagem. 

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Washington Barbosa, DSc em Eng de Prod pela COPPE/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc em Eng de Prod pela UFF - Gestão da Qualidade, Engenheiro Industrial Mecânico, de Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente e Ergonomia. 

Pesquisador e Fundador do Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa.

Palestrante Nacional e  Internacional, com  experiência profissional em organizações públicas e privadas desde 1984.

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