Incêndio na Boate Kiss e o Centro de Estudos Prevenir Tragédias através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos

Em 27/01/2013, a utilização de instrumento pirotécnico durante show musical da Banda Gurizada Fandangueira na boate Kiss provoca a queima da espuma que reveste o teto do estabelecimento, liberando fumaça tóxica que causou mortes e deixou pessoas feridas.


Vídeo do Início do Incêndio na Boate Kiss

Curiosamente, dos 242 óbitos registrados em uma ocorrência de incêndio, nenhuma das vítimas morreu carbonizada.

De acordo com a perícia, vários fatores contribuíram para que a tragédia se consumasse.

O principal deles, a fumaça produzida pela queima de espuma, concentrada no teto da Boate e com o objetivo de desempenhar o isolamento acústico. Por volta das 2h30min da madrugada de 27 de janeiro de 2013, a chama de um artefato pirotécnico utilizado pelo conjunto musical que se apresentava naquela noite, deu início ao incêndio. Em poucos minutos a intoxicação pelo cianeto provocou a morte instantânea de 235 pessoas.

Outros aspectos que foram considerados pela perícia na análise do local: a superlotação da casa de espetáculos. Mais de mil pessoas estavam na Boate Kiss na noite da tragédia e a capacidade máxima, tendo em vista as dimensões do prédio, não poderia ultrapassar a 700. Além disso, segundo testemunhas, houve falha na comunicação com a equipe de seguranças, quando o incêndio teve início, junto ao palco, no fundo da Boate. Os agentes perceberam o tumulto mas, pensando que se tratava de uma briga, não facilitaram a saída das pessoas pela porta principal. A maior parte das vítimas buscou refúgio nos banheiros, onde não havia acesso à parte externa do prédio.

O cianeto e o monóxido de carbono, apontados pelo laudo técnico como a causa da morte dos estudantes são substâncias encontradas na natureza e também produtos da atividade humana. No caso do cianeto, dentre os usos caseiros e industriais, estão: fumigação de navios e edifícios, esterilização de solos, metalurgia, polimento de prata, inseticidas e venenos para ratos. A população está exposta por causa da fumaça dos automóveis, dos gases liberados pelas incineradoras e também por causa da fumaça resultante da combustão de materiais contendo cianetos, como os plásticos. As pessoas mais expostas são metalúrgicos, bombeiros, mineiros, operários de indústria de plásticos, dentre outros.

O organismo consegue neutralizar o cianeto combinando-o com enxofre para formar o tiocianato, que é eliminado na urina. Se a quantidade é demasiada, o cianeto excedente se une à enzima citocromo oxidase das hemácias, causando privação de oxigênio para as células do sangue. A morte acontece por parada cardíaca e respiratória, uma vez que o cérebro e o coração, órgãos vitais e que dependem de muito oxigênio, ficam privados dele.


Vídeo da Reconstituição virtual do Incêndio da Boate Kiss.

No caso da Tragédia da Boate Kiss, importante valorizar a vida das pessoas, culpabilizar os responsáveis pelas tragédias e buscar ações proativas para prevenir estes acontecimentos, abaixo parte da série da Netflix sobre o incêndio da Boate Kiss.  



Vídeo de parte da série da Netflix sobre a Tragédia da Boate Kiss 


Boate Kiss: Justiça condena 4 réus por 242 mortes a penas de 18 a 22 anos de prisão.

Sentença foi lida nesta sexta-feira após dez dias de julgamento em Porto Alegre. 'A culpabilidade dos réus é elevada, mesmo em dolo eventual', disse o juiz       

Eduardo Amaral e Paulo Favero, O Estado de S.Paulo

10 de dezembro de 2021 | 17h53

Atualizado 10 de dezembro de 2021 | 18h23

Os quatro réus apontados como responsáveis pelo incêndio que deixou 242 mortos na Boate Kiss, em janeiro de 2013, foram condenados pelo Tribunal do Júri em Porto Alegre nesta sexta-feira, 10. As penas variaram de 18 a 22 anos de prisão e os acusados chegaram a ter a prisão decretada, o que acabou revertido por força de um habeas corpus. A sentença desta sexta-feira encerrou um julgamento de 10 dias sobre a tragédia que aconteceu na cidade de Santa Maria.

Vídeo sobre a Boate Kiss 

Materiais complementares:

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1ivSNRe5dtok5ORza0Tq_WN1U-NjVSEOa


LOUTFI, Marcelo. Investigação do acidente da Boate Kiss em Santa Maria/RS: Análise do acidente para ampliação do espaço de discussão e retorno da experiência aprendida. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Orientador: Ildeberto Muniz de Almeida.


Mais informações, no módulo 3 do Curso Prevenir Tragédias.

Centro de Estudos Prevenir Tragédias, através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar o link no final desta postagem. 

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade?

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

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Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, em andamento, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais. 

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Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. 

A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil. 

Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.

A mentoria e o curso sobre prevenção de tragédias está estruturado no formato ead/on-line.

A Mentoria e o Curso Prevenir Tragédias estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.

Relatos de profissionais do ciclo de estudos da mentoria e o do curso prevenir tragédias:

 - Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.

Através do processo de estudo e aplicação da Metodologia da Segurança Proativa Riscos e Emergências (MeSPRE) são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial, Intermediária e Avançada do MeSPRE

A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento do MeSPRE. 

As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com a mentoria e a aplicação do MeSPRE em uma organização, empresa, atividade e serviço, através de um processo de mentorias e avaliações; a Capacitação Avançada, te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Prevenir Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.

Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos Prevenir Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):


Veja também, o vídeo sobre mentoria, capacitação e produtos do Curso Prevenir Tragédias em:


Video sobre mentoria, capacitação e produtos do Curso Prevenir Tragédias

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Saudações,

Washington Barbosa


Figura - Incêndio na Boate Kiss

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