Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Acidentes Maiores, Fatais e Graves, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias através da Segurança Proativa.
Desenvolvi a Abordagem da Segurança Proativa, no meu Doutorado em Engenharia de Produção, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Acidentes Maiores/Tragédias.
A Abordagem da Segurança Proativa complementa as avaliações de risco tradicionais.
Utilizo as bases acadêmicas, para a construção da Abordagem da Segurança Proativa: a Ergonomia, Safety Science, a Engenharia de Segurança, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas.
A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil, esta base de dados, está hospedada na internet, com acesso livre.
Aplico esta abordagem em organizações, empresas, setores e atividades.
A Mentoria e o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Segurança Proativa, estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.
Figuras da conquista de Washington Barbosa do XII Prêmio Crea-RJ de trabalhos científicos e tecnológicos do trabalho de doutorado Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
Link de acesso ao Ebook/Livro, gratuito, Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa em:
Figura do E-book/Livro, gratuito, Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:
Siga as orientações desta postagem e faça o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, ead/on-line e de livre acesso, você pode se especializar individualmente ou em turmas.
Vídeo e Informe na Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Segurança Proativa:
Link da reportagem:
Veja também, no vídeo abaixo a indicação de Ivan Rigoletto sobre o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, e o vídeo sobre mentoria, capacitação e produtos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias em:
A CONSTRUÇÃO SOCIO TÉCNICA DO RISCO E TRAGÉDIAS é uma abordagem, que pode ser utilizada, para entender o porquê, como, onde, quando, e em que circunstâncias acontecem as tragédias, tais quais o rompimento de barragens de mineração, quedas de aviões, explosões em plataformas de petróleo, acidentes nucleares, grandes incêndios e outros eventos similares.
Através do processo de estudo, mentoria e aplicação da Abordagem da Segurança Proativa são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial e Avançada do MeSPRE.
A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide links desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento da Abordagem da Segurança Proativa.
A Capacitação Avançada é obtida com a mentoria e a aplicação da Abordagem da Segurança Proativa em uma organização, empresa, atividade e serviço, através de um processo de mentorias e avaliações; esta Capacitação Avançada te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.
Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Gestao de Riscos e Prevenção de Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.
Figura - Artigos de Washington Barbosa de Eventos Negativos Maiores
Vídeo resumido - Capitão Sully e a falha humana, vídeos completos deste acidente, no Módulo 4 do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
A capacitação inicial do Curso Gestao de Riscos e Prevenção de Tragédias é composta de quatro módulos.
Módulo 1, ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS
Figura - Módulo 1
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-1-gestao-de-riscos-e-o-metodo-da.html
Neste link, você acessará mais informações da proposta, e os links dos demais módulos.
Módulo 2, TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS
Figura - Módulo 2
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-2-gestao-de-riscos-e-o-metodo-da.html
Módulo 3, ESTUDOS DE CASOS DESTAS TRAGÉDIAS
Figura - Módulo 3
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-3-estudos-de-casos.html
Módulo 4, EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, PARA ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS
Figura - Módulo 4
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-4-gestao-de-riscos-exercicios-e.html
Deve-se aceitar que o risco é derivado da organização, através de seus processos decisórios do nível estratégico, tático e operacional, isso é, o risco é sócio tecnicamente construído.
E para avaliá-lo são necessários métodos adequados qualitativos, para a questão sociotécnica.
Estas questões são importantes e básicas para o entendimento da gestão de Riscos e para a prevenção de Acidentes Maiores, Fatais e Graves.
Aproveito para agradecer as muitas colaborações e aos novos amigos que tenho feito neste trabalho e pesquisa em Gestão de Riscos. Com a ferramenta da Internet, este trabalho já foi divulgado para muitos profissionais, os módulos e as postagens do MeSPRE, já alcançou a marca de mais 30000 sensibilizações no Blog de Gestão Proativa e na ordem de milhão no Canal do You Tube Washington Barbosa Prevenir Tragédias, no Brasil e no Exterior.
Como se Capacitar Individualmente ou em Grupo no Curso Prevenir Tragédias: Formato ead/on-line, livre acesso, e com certificado, informações no link abaixo:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/09/informe-de-abertura-das-inscricoes-para.html
Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso:
- Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Incêndio no Havai.
Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha.
Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html
Explosões em Palotina
Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.
“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html
Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí
Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança
O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal
O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.
Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.
As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.
Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:
Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.
Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras
Mais informações no link da postagem:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
A tragédia no litoral norte de São Paulo causada por uma chuva recorde, causou mortes, pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, expondo um profundo traço de desigualdade na região.
O balanço da Defesa Civil aponta 65 mortes (64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba).
Segundo o último boletim estadual, divulgado às 18h deste domingo, são 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.
Além do trabalho de resgate, os bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada.
O que aconteceu?
Dezenas de pessoas morreram, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas após um temporal histórico que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana.
A chuva começou no sábado (18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).
A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia.
Mais informações no link:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/02/tragedia-no-litoral-norte-de-sao-paulo.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato para maiores informações:
washington.fiocruz@gmail.com
Participe, se especialize e apoie a divulgação desta iniciativa.
Washington Barbosa
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