Prevenir Tragédias- Publicação de 21/07/2022, da coluna semanal Prevenir Tragédias da Revista Digital Norminha, de Segurança do Trabalho, de periodicidade semanal e MeSPRE - Cadastramento para o curso online/ead de 2 horas sem custos do MeSPRE - Links de Acesso aos Conteúdos
Publicação de 21/07/2022, da coluna semanal Prevenir Tragédias da Revista Digital Norminha, de Segurança do Trabalho, de periodicidade semanal.
Estou publicando semanalmente nesta revista, parte dos cases de tragédias e proposta de prevenção, que já divulgo aqui no Linkedin. Os cases estão hospedados no meu Blog da Segurança Proativa, e estão disponíveis para consulta on-line de forma gratuita.
Minha contribuição para aprimorar a segurança das organizações.
Mais informações, vídeos, materiais complementares, e outros artigos de acidentes e incidentes, acessar o link no final desta postagem.
Será que estamos dando a atenção, as questões essenciais para a Segurança das Organizações?
Quantas vidas, qual impacto social, ambiental, patrimonial, à imagem da organização e outros, seriam poupados?
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
A seguir a proposta de prevenção e mitigação de eventos negativos maiores e fatais, que desenvolvi com base nos estudos e aplicação em organizações.
Importante apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias - Metodologia da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE).
Desenvolvi a MeSPRE, no meu Doutoramento, em andamento, na Engenharia de Produção na UFRJ, e utilizei como bases acadêmicas: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas, e a minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no Mundo e no Brasil, aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.
Caso você se interesse pela proposta, me encaminhe um email, e quando houver disponibilidade do treinamento ead/online, do Curso Introdutório do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências, posso te contatar, o email é:
washington.fiocruz@gmail.com
Te enviarei um formulário, para seu cadastramento, no treinamento ead/online, ou você pode acessar o formulário, com as orientações iniciais em:
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1A4DBxbZ_cM5mv5j2YxuzqsomyarkSXWI
Caso você seja um profissional com experiência na área de segurança, gestão de riscos ou áreas afins, o treinamento inicial será de dois encontros de 1 hora, mais a leitura orientada dos módulos, materiais complementares e outras orientações, que irei enviar.
Irei montar estes treinamentos, por ordem de inscrição, então agilize a sua, para começar mais cedo o curso.
Este curso será sem custos, e me ajudará nesta etapa da pesquisa, do Doutorado em Engenharia de Produção da UFRJ.
Curso Prevenir Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso:
- Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.
Link de acesso ao curso on-line da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho.
Saudações.
Washington Barbosa
Comentários
Postar um comentário