Acidente Aéreo na Região de Amur, Rússia: Um Resumo Jornalístico sob a Ótica da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)
Figura e Vídeo do Acidente com Avião na Russia
Acidente Aéreo na Região de Amur, Rússia: Um Resumo Jornalístico sob a Ótica da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)
Nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, um trágico acidente aéreo chocou o mundo. Um avião comercial da Angara Airlines, modelo Antonov An-24, com 49 pessoas a bordo (43 passageiros, incluindo 5 crianças, e 6 tripulantes), caiu na remota **região de Amur, no leste da Rússia**. A aeronave desapareceu do radar enquanto tentava se aproximar do aeroporto de Tynda, em sua segunda tentativa de pouso, após uma primeira aproximação bem-sucedida, mas não concluída. As autoridades locais confirmaram a ausência de sobreviventes.
O avião, um modelo de fabricação soviética com quase 50 anos de operação, foi encontrado em chamas em uma encosta de montanha, a cerca de 10 a 16 quilômetros de Tynda. As **condições climáticas adversas**, incluindo baixa visibilidade e o terreno montanhoso da região, são apontadas como fatores contribuintes para a tragédia. Um **erro da tripulação** durante o pouso nessas condições precárias de visibilidade está sendo investigado como um provável fator inicial.
### Compreendendo o Risco: A Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa
Para além do erro humano como uma causa isolada, a **Abordagem da Segurança Proativa (ASP) de Washington Ramos Barbosa** nos convida a aprofundar a investigação, buscando os **fatores contribuintes** que compõem a complexa **construção sociotécnica do risco**. Sob essa perspectiva, a queda do Antonov An-24 não é vista como um evento isolado, mas como o resultado de uma intrincada teia de circunstâncias.
Os pontos cruciais a serem investigados incluem:
* **Gestão Organizacional:** Como era a gestão organizacional da Angara Airlines em relação à segurança? As políticas e procedimentos para operações em condições climáticas desafiadoras eram adequados e seguidos rigorosamente? Como era a manutenção da aeronave, dada sua idade avançada, e os protocolos de inspeção para garantir sua aeronavegabilidade?
* **Fatores Tecnológicos e de Design:** Os sistemas de navegação e auxílio ao pouso do antigo Antonov An-24 eram compatíveis com as exigências e desafios da região de Amur? Houve falhas mecânicas ou estruturais não detectadas que contribuíram para o acidente?
* **Fatores Ambientais e Operacionais:** As condições meteorológicas extremas eram previsíveis? Os procedimentos de "go-around" (arremetida), em caso de falha no pouso, foram executados corretamente? A infraestrutura de apoio do aeroporto de Tynda era suficiente para auxiliar pousos em baixa visibilidade?
* **Fatores Humanos e de Treinamento:** O treinamento da tripulação era robusto o suficiente para lidar com emergências e condições meteorológicas severas? A fadiga ou outros fatores podiam ter comprometido o desempenho da equipe? Como foi a comunicação entre a tripulação e o controle de tráfego aéreo?
A abordagem de Barbosa salienta que acidentes graves raramente são resultado de uma única falha. Pelo contrário, são o produto de uma **conjugação complexa de eventos** e deficiências latentes no sistema. A ausência de acidentes passados, por vezes, pode mascarar questões críticas, sinalizando que uma catástrofe pode ser iminente. Assim, a investigação precisa ir além do óbvio, buscando entender como o sistema sociotécnico mais amplo contribuiu para o desfecho fatal.
Este incidente reforça a necessidade de vigilância constante na segurança aérea, especialmente com frotas mais antigas e em regiões que apresentam desafios geográficos e climáticos. As investigações prometem ser exaustivas, buscando não apenas o fator inicial, mas todos os fatores contribuintes que levaram a essa lamentável tragédia.
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### Links de Reportagens Internacionais:
* [https://news.sky.com/story/plane-with-49-people-on-board-crashes-in-russias-far-east-13400976](https://news.sky.com/story/plane-with-49-people-on-board-crashes-in-russias-far-east-13400976)
* [https://timesofindia.com/world/europe/lost-communication-russian-passenger-plane-with-50-on-board-goes-missing-went-off-radar-over-amur-region/articleshow/122873775.cms](https://www.google.com/search?q=https://timesofindia.com/world/europe/lost-communication-russian-passenger-plane-with-50-on-board-goes-missing-went-off-radar-over-amur-region/articleshow/122873775.cms)
* [https://www.cbsnews.com/news/plane-crash-russia-far-east-49-on-board-fuselage-found-in-flames/](https://www.cbsnews.com/news/plane-crash-russia-far-east-49-on-board-fuselage-found-in-flames/)
* [https://www.japantimes.co.jp/news/2025/07/24/world/plane-crash-russia-far-east/](https://www.japantimes.co.jp/news/2025/07/24/world/plane-crash-russia-far-east/)
* [https://www.arabnews.com/node/2609243](https://www.arabnews.com/node/2609243)
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ASP Nova Inteligência na Prevenção Acidentes Maiores/Tragédias.
Estamos dando atenção aos riscos de Acidentes Maiores nas Organizações?
Os Gestores e os Colaboradores estão capacitados para prevenir, analisar e lidar com estes grandes acidentes?
No Brasil e no Mundo precisamos aprimorar as Estruturas e os Processos Decisórios das Organizações com foco nos Acidentes Maiores, que tem como fonte principal as disfunções organizacionais, recomendo que as mesmas sejam analisadas, através dos modelos da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), que congrega as áreas de conhecimento da Engenharia, Sociologia, Psicologia, Gestão, Segurança/Riscos, Ergonomia e áreas correlatas.
Vamos transformar a Teoria em Prática através da Segurança PCI e a ASP.
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Saudações,
Prof. Eng. Washington Barbosa, DSc COPPE/UFRJ, Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), desde 1984 atuando em Organizações nas Funções de Gestão, Técnica e Operacional
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