Segurança PCI - Segurança: Proativa, Contemporânea e Impulsionadora das Organizações (Segurança PCI) com foco na Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Graves e Fatais).
Segurança PCI.
Em relação a proatividade, já há uma proposta da Segurança Proativa com base na Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Segurança Proativa, na continuação do texto, apresento a construção sociotecnica do risco e os 3 modelos preconizados, você pode acessar mais informações da Segurança Proativa em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
Desenvolver a junção das abordagens, métodos e ferramentas da Segurança, tais como Cultura de Segurança, Safety 2, Bow-Tie, FRAM, Segurança Psicológica, NR`s, Safety Differently, Segurança de Processos, HOP e, desta forma, apresentar uma proposta de uma Segurança Contemporânea.
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/03/seguranca-psicologica-e-o-centro-de.html
Impulsionadora das Organizações, um possível caminho, que tem como foco principal este tema, são a Gestão da Qualidade os Critérios de Excelência do Prêmios Nacionais da Qualidade, com mais de 70 anos de história e exemplos de boas práticas no Brasil e Mundo, mais em:
A implantação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente) podem ser outro caminho, a ser trilhado.
Temos também o case do CEO da Alcoa como uma boa prática nesta questão, mais na postagem em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-analise-de-um.html
E vídeo:
Vídeo do CEO da Alcoa
Quem se interessar pelo Movimento Unidos Pela Segurança, por favor entrar em contato com Washington Barbosa através do e-mail:
washington.fiocruz@gmail.com
Há também a opção de participar do grupo no WhatsApp sobre este tema em:
https://chat.whatsapp.com/IPuweqqIIMID7PUUQ5zNcN
Este texto está em construção, e iremos aprimorando o mesmo, através de contribuições e pesquisas.
Na proposta que desenvolvi da Segurança Proativa, para a
prevenção de tragédias, destaco a importância da construção sociotécnica do riscos, e de 3 modelos, a Abordagem Sociotécnica Estruturada, a Gestão Dinâmica
do Risco e a Visão Sistêmica da Segurança com as outras Áreas, e o erro humano
é a ponta do iceberg, nesta análise sistêmica.
Construção Sociotécnica do Risco
Deve-se aceitar que o risco é derivado da organização, através de seus processos decisórios do nível estratégico, tático e operacional, isso é, o risco é sócio tecnicamente construído.
E para avaliá-lo são necessários métodos adequados qualitativos para a questão sociotécnica.
Estas questões são importantes e básicas para o entendimento da gestão de Riscos e para a prevenção do Eventos Negativos Maiores e Fatais.
Tradicionalmente nas análises dos eventos negativos e fatais, a culpa, é direcionada para os trabalhadores, que são os elementos mais frágeis das cadeias de comando das empresas, e há pouca análise das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, e seus desdobramentos em procedimentos e condições adequadas de trabalho, supervisão e gerenciamento das atividades, investimentos na manutenção das instalações, análise e adequações dos projetos, políticas da empresa, concessão de bônus financeiros relacionados ao atingimento de metas e produtividade, exigências sociais, econômicas, políticas, análise da legislação aplicada à atividade, dentre outras questões. Deve-se verificar as questões anteriormente descritas, para avaliar, se há ameaça dos limites aceitáveis, para um seguro e bom desempenho das atividades.
Modelos do Curso Prevenir Tragédias e a Segurança Proativa:
A Abordagem Sociotécnica Estruturada
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/abordagem-sociotecnica-estrutural.html
e:
Vídeo da Abordagem Sociotécnica Estruturada
Gestão Dinâmica da Segurança Proativa:
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-modelo-dinamico.html
e:
Vídeo da Gestão Dinâmica da Segurança
Visão Sistêmica da Área de Segurança com as outras Áreas
Figura - Visão Sistêmica da Área de Segurança com as outras Áreas
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/visao-sistemica-da-seguranca-com-as.html
e:
Vídeo da Visão Sistêmica da Segurança com as outras áreas
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Verifico que há poucas pesquisas sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais trabalhos sobre esta temática.
Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:
Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link da reportagem:
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Incêndio no Havai.
Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha.
Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html
Explosões em Palotina
Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.
“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html
Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí
Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança
O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal
O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.
Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.
As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.
Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:
Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.
Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras
Mais informações no link da postagem:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Sds,
Prof., Eng. Seg. Trab. e Industrial Washington Barbosa
DSc. e MSc. Eng. Produção pela Coppe/ Ufrj/Uff - Gestão de Riscos/Gestão da Qualidade, Especializações em Qualidade, Segurança, Ambiental e Ergonomia
Experiência Profissional em Organizações Públicas e Privadas desde 1984, em funções de Direção, Gerencial, Supervisão, Técnica e Operacional, se destaca nesta trajetória a implantação e mentoria de projetos nas áreas da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias, Produtividade, Critérios dos Prêmios Nacionais da Qualidade, Segurança e Ambiental com foco em resultados e excelência organizacional
Comentários
Postar um comentário