Inundações no Texas: Uma Análise na Ótica da Prevenção de Acidentes Maiores através da da Segurança Proativa (ASP) no Desastre do Rio Guadalupe (Julho de 2025)

## **Enchentes no Texas e a Discussão Global sobre Prevenção de Desastres Climáticos: Contrastes entre Políticas Governamentais dos EUA e China**


### **Resumo**


Este artigo discute a reemergência do debate sobre sistemas de prevenção para eventos climáticos extremos, contextualizado pelas enchentes devastadoras no Condado de Kerr, Texas, em julho de 2025. Analisa-se criticamente os cortes orçamentários do governo americano em agências-chave de previsão e pesquisa climática, contrastando-os com os significativos investimentos e estratégias de adaptação climática implementados pelo governo chinês. Uma seção dedicada aprofunda a análise das inundações no Texas sob a **Abordagem da Segurança Proativa (ASP)** de Washington Ramos Barbosa, identificando falhas e propondo recomendações para a gestão de desastres futuros. O estudo ressalta a urgência de políticas proativas e o impacto das decisões governamentais na resiliência de nações frente às crescentes ameaças climáticas.


### **Palavras-chave:** Desastres Climáticos; Prevenção; Enchentes no Texas; Abordagem da Segurança Proativa; Política Ambiental EUA; Investimento Climático China.


-----


### **1. Introdução**


Eventos climáticos extremos, como as recentes inundações catastróficas no Condado de Kerr, Texas, em julho de 2025, têm colocado em evidência a fragilidade dos sistemas de prevenção e a urgência de uma abordagem mais robusta para lidar com as mudanças climáticas. A tragédia no Texas não apenas expôs falhas na comunicação e nos sistemas de alerta, mas também reacendeu um debate crucial sobre a adequação das políticas governamentais em relação à mitigação e adaptação climática. Este artigo propõe uma análise comparativa entre as abordagens de duas das maiores economias mundiais – os Estados Unidos e a China – no que tange aos investimentos e desinvestimentos em prevenção de desastres e pesquisa climática. Adicionalmente, será inserida uma análise específica das enchentes do Texas sob a ótica da Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa.


-----


### **2. O Cenário Americano: Cortes Orçamentários e Seus Impactos**


Nos Estados Unidos, a discussão sobre a prevenção de desastres climáticos é frequentemente ofuscada por decisões políticas que priorizam cortes orçamentários em agências vitais. Durante a administração de Donald Trump, por exemplo, foram propostos e implementados cortes significativos em órgãos como a **National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)**. A NOAA é uma instituição fundamental responsável pela pesquisa climática, previsão do tempo e proteção costeira.


As propostas de redução orçamentária incluíram cortes substanciais na força de trabalho e no orçamento geral da NOAA, visando a eliminação de programas de proteção costeira e pesquisas que fundamentam previsões e detecção de desastres naturais (Japan Times, [s.d.]). O Escritório de Pesquisa Oceânica e Atmosférica da NOAA, considerado um pilar para a ciência e tecnologia de próxima geração, também foi alvo de reestruturações ou eliminações (CPR.org, [s.d.]).


Essas reduções orçamentárias ameaçam diretamente a capacidade do país de prever e responder eficazmente a eventos climáticos extremos, como furacões e tornados (CFR, [s.d.]). A diminuição da precisão das previsões e o comprometimento da segurança pública são preocupações latentes, especialmente com a redução de pessoal qualificado e a interrupção da coleta de dados essenciais para a modelagem climática (The Independent Florida Alligator, [s.d.]; AP News, [s.d.]). Além da NOAA, houve propostas de cortes em outras agências federais, como a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e programas da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), levantando dúvidas sobre a preparação e a capacidade de resposta a desastres em todos os níveis (SeafoodSource, [s.d.]; ProPublica, [s.d.]; PBS, [s.d.]; Wikipedia, [s.d.]; The Texas Observer, [s.d.]).


-----


### **3. Análise das Inundações no Texas sob a Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa**


As inundações que assolaram o Condado de Kerr, Texas, na madrugada de 4 de julho de 2025, servem como um estudo de caso crítico para a aplicação da Abordagem da Segurança Proativa (ASP) de Washington Ramos Barbosa (Gestão Proativa WB, 2025). O evento foi caracterizado por chuvas torrenciais e um sistema meteorológico estacionário que causaram o transbordamento abrupto do Rio Guadalupe, com o rio subindo aproximadamente 8 metros em apenas 45 minutos em algumas localidades. Este desastre resultou em mais de 60 mortes confirmadas, incluindo crianças em acampamentos de verão, evidenciando a força devastadora da água que arrastou estruturas e veículos, culminando no resgate de mais de 850 pessoas. A região, conhecida como "flash flood alley", possui características geográficas que dificultam a rápida absorção da água, tornando-a particularmente vulnerável a inundações repentinas (Gestão Proativa WB, 2025).


Apesar dos alertas meteorológicos emitidos pelo National Weather Service (NWS) horas antes do impacto, muitos moradores relataram não ter recebido os avisos de emergência. Autoridades locais justificaram a ausência de um sistema de alerta robusto devido aos custos envolvidos, uma decisão que foi criticada por especialistas que apontaram a falta de evacuações proativas (Gestão Proativa WB, 2025).


A análise sob a ótica da Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa revelou falhas sistêmicas nos componentes social, técnico e organizacional:


  * **Componente Social:** A comunicação dos alertas e a resposta humana foram insuficientes, com muitos não recebendo ou compreendendo a gravidade dos avisos.

  * **Componente Técnico:** A ausência de um sistema de alerta precoce robusto configurou uma lacuna tecnológica crítica.

  * **Componente Organizacional:** A decisão de não investir em um sistema de alerta por questões de custo indicou uma falha organizacional fundamental na priorização da segurança.


O artigo da Gestão Proativa WB (2025) conclui que a aplicação rigorosa dos modelos da ASP é essencial para transformar a resposta a desastres de reativa para proativa. As recomendações incluem investimento urgente em sistemas de alerta precoce, desenvolvimento de canais de comunicação de emergência eficazes e programas de educação e conscientização contínuos para a população.


-----


### **4. A Abordagem Chinesa: Investimentos em Adaptação e Resiliência Climática**


Em nítido contraste com a política de cortes orçamentários observada nos Estados Unidos, o governo chinês tem demonstrado um compromisso crescente com investimentos significativos em adaptação às mudanças climáticas e prevenção de eventos extremos. A China, uma das nações mais vulneráveis a esses eventos, tem desenvolvido estratégias e planos abrangentes para fortalecer sua resiliência.


O país implementou a "Estratégia Nacional de Adaptação Climática 2035", buscando fortalecer ações de adaptação e aprimorar a resiliência climática de seus ecossistemas naturais, bem como de seus sistemas econômicos, de saúde e sociais (NCSC, [s.d.]). A China tem investido massivamente em energias renováveis (solar e eólica) e veículos elétricos, além de focar na construção de infraestrutura resiliente ao clima (LSE, [s.d.]; Oxford Energy, [s.d.]).


Projetos como as "cidades-esponja", que visam absorver e reutilizar a água da chuva para mitigar inundações urbanas, são exemplos práticos desses esforços de resiliência (PreventionWeb, [s.d.]). Há um foco claro no fortalecimento de sistemas de monitoramento e alerta precoce, elementos cruciais para a mitigação de danos (PreventionWeb, [s.d.]; Tsinghua University, [s.d.]). Adicionalmente, a China tem participado ativamente da cooperação climática internacional, inclusive através do Fundo de Cooperação Climática Sul-Sul (ICIMOD, [s.d.]; Modern Diplomacy, [s.d.]).


-----


### **5. Conclusão**


A análise comparativa das políticas governamentais dos Estados Unidos e da China em relação à prevenção de desastres climáticos revela abordagens dramaticamente distintas. Enquanto os EUA, sob certas administrações, têm optado por cortes em orçamentos críticos para pesquisa e prevenção, a China tem direcionado investimentos substanciais para a adaptação e a construção de resiliência. A tragédia das enchentes no Texas, agravada por falhas que a Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa ajudou a diagnosticar, serve como um lembrete sombrio das consequências de políticas que negligenciam a importância da preparação e da proatividade frente a um cenário de mudanças climáticas cada vez mais imprevisível. É imperativo que as nações reconheçam a necessidade de investimentos contínuos e estratégicos em ciência, tecnologia e infraestrutura para salvaguardar vidas e meios de subsistência diante da crescente frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos.


-----


### **Referências**


  * **Reportagem Original (G1 Globo Jornal Nacional)**


      * Enchentes no Texas: tragédia reacende discussão sobre sistema de prevenção para eventos climáticos extremos nos EUA. *G1 Globo Jornal Nacional*, 7 jul. 2025. Disponível em: [https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/07/enchentes-no-texas-tragedia-reacende-discussao-sobre-sistema-de-prevencao-para-eventos-climaticos-extremos-nos-eua.ghtml](https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/07/enchentes-no-texas-tragedia-reacende-discussao-sobre-sistema-de-prevencao-para-eventos-climaticos-extremos-nos-eua.ghtml) (Observação: Não foi possível acessar o conteúdo completo via Browse).


  * **Referência Específica (Gestão Proativa WB)**


      * GESTÃO PROATIVA WB. Inundação Texas. *https://www.google.com/search?q=Gestaoproativawb.blogspot.com*, 7 jul. 2025. Disponível em: [https://gestaoproativawb.blogspot.com/2025/07/inundacao-texas.html](https://gestaoproativawb.blogspot.com/2025/07/inundacao-texas.html). Acesso em: 08 jul. 2025.


  * **Referências Complementares (Cortes nos EUA)**


      * AP NEWS. What Trump's budget cuts could mean for the environment and climate change. Disponível em: [https://apnews.com/article/trump-budget-cuts-climate-environment-diversity-fa707f35307c6c74fbd02a38b4841f32](https://apnews.com/article/trump-budget-cuts-climate-environment-diversity-fa707f35307c6c74fbd02a38b4841f32). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * COUNCIL ON FOREIGN RELATIONS (CFR). As Hurricane Season Approaches, Trump's NOAA Budget Cuts Threaten Safety. Disponível em: [https://www.cfr.org/expert-brief/hurricane-season-approaches-trumps-noaa-budget-cuts-threaten-safety](https://www.cfr.org/expert-brief/hurricane-season-approaches-trumps-noaa-budget-cuts-threaten-safety). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * CPR.ORG. Trump's latest budget proposal could gut climate and weather research in Colorado. Disponível em: [https://www.cpr.org/2025/06/12/trump-budget-proposal-impact-colorado-climate-weather-research/](https://www.cpr.org/2025/06/12/trump-budget-proposal-impact-colorado-climate-weather-research/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * PROPUBLICA. Trump's NOAA Budget Cuts Could Gut Critical Climate Modeling. Disponível em: [https://www.propublica.org/article/trump-noaa-budget-cuts-climate-change-modeling-princeton-gfdl](https://www.propublica.org/article/trump-noaa-budget-cuts-climate-change-modeling-princeton-gfdl). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * PBS. As NOAA braces for more cuts, scientists say public safety is at risk. Disponível em: [https://www.pbs.org/newshour/nation/as-noaa-braces-for-more-cuts-scientists-say-public-safety-is-at-risk](https://www.pbs.org/newshour/nation/as-noaa-braces-for-more-cuts-scientists-say-public-safety-is-at-risk). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * SEAFOODSOURCE. Trump administration officially proposes drastic cuts to NOAA, targeting climate-related research. Disponível em: [https://www.seafoodsource.com/news/environment-sustainability/trump-administration-officially-proposes-drastic-cuts-to-noaa-targeting-climate-related-research](https://www.seafoodsource.com/news/environment-sustainability/trump-administration-officially-proposes-drastic-cuts-to-noaa-targeting-climate-related-research). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * THE INDEPENDENT FLORIDA ALLIGATOR. NOAA budget cuts threaten hurricane response as Florida enters peak season. Disponível em: [https://www.alligator.org/article/2025/07/noaa-budget-cuts-threaten-hurricane-response-as-florida-enters-peak-season](https://www.alligator.org/article/2025/07/noaa-budget-cuts-threaten-hurricane-response-as-florida-enters-peak-season). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * THE JAPAN TIMES. NOAA budget cuts to gut U.S. climate research and slash jobs. Disponível em: [https://www.japantimes.co.jp/news/2025/07/02/world/politics/noaa-cuts-us-climate-research/](https://www.japantimes.co.jp/news/2025/07/02/world/politics/noaa-cuts-us-climate-research/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * THE TEXAS OBSERVER. Trump's DOGE Cuts Are a Texas-Sized Disaster. Disponível em: [https://www.texasobserver.org/trump-texas-doge-cuts-disaster-aid/](https://www.texasobserver.org/trump-texas-doge-cuts-disaster-aid/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * WIKIPEDIA. NOAA under the second presidency of Donald Trump. Disponível em: [https://en.wikipedia.org/wiki/NOAA\_under\_the\_second\_presidency\_of\_Donald\_Trump](https://en.wikipedia.org/wiki/NOAA_under_the_second_presidency_of_Donald_Trump). Acesso em: 08 jul. 2025.


  * **Referências Complementares (Investimentos na China)**


      * ICIMOD. Climate Change: National and Local Policy Opportunities in China. Disponível em: [https://www.icimod.org/resources/559](https://www.icimod.org/resources/559). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * LSE. How is China tackling climate change? Disponível em: [https://www.lse.ac.uk/granthaminstitute/explainers/how-is-china-tackling-climate-change/](https://www.lse.ac.uk/granthaminstitute/explainers/how-is-china-tackling-climate-change/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * MODERN DIPLOMACY. Weathering the Mandate of Heaven: China's Infrastructure vs. Extreme Weather. Disponível em: [https://moderndiplomacy.eu/2024/09/06/weathering-the-mandate-of-heaven-chinas-infrastructure-vs-extreme-weather/](https://moderndiplomacy.eu/2024/09/06/weathering-the-mandate-of-heaven-chinas-infrastructure-vs-extreme-weather/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * NCSC. National Climate Change Adaptation Strategy 2035. Disponível em: [http://www.ncsc.org.cn/SY/syqhbh/202206/W020221026516413083356.pdf](http://www.ncsc.org.cn/SY/syqhbh/202206/W020221026516413083356.pdf). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * OXFORD ENERGY. 24: Adaptation - Guide to Chinese Climate Policy. Disponível em: [https://chineseclimatepolicy.oxfordenergy.org/book-content/domestic-policies/adaptation/](https://chineseclimatepolicy.oxfordenergy.org/book-content/domestic-policies/adaptation/). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * PREVENTIONWEB. 3 ways China can improve climate-resilient infrastructure investment. Disponível em: [https://www.preventionweb.net/news/3-ways-china-can-improve-climate-resilient-infrastructure-investment](https://www.preventionweb.net/news/3-ways-china-can-improve-climate-resilient-infrastructure-investment). Acesso em: 08 jul. 2025.

      * TSINGHUA UNIVERSITY. 3. Enhancing climate risk governance in China. Disponível em: [https://www.3e.tsinghua.edu.cn/storage/app/media/uploaded-files/download/202112/WS4%20report%20EN.pdf](https://www.3e.tsinghua.edu.cn/storage/app/media/uploaded-files/download/202112/WS4%20report%20EN.pdf). Acesso em: 08 jul. 2025.


Inundações no Texas: Uma Análise na Ótica da Prevenção de Acidentes Maiores através da  da Segurança Proativa (ASP) no Desastre do Rio Guadalupe (Julho de 2025)

**Resumo:** Este artigo analisa as recentes inundações catastróficas que assolaram o Condado de Kerr, Texas, em julho de 2025, com foco particular na elevação repentina do Rio Guadalupe. Utilizando a estrutura da **Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa**, este estudo examina os sinais de alerta, a resposta aos eventos e o histórico de acidentes anteriores na região, visando identificar falhas e propor recomendações para a gestão de desastres futuros. O evento resultou em mais de 60 mortes, incluindo um número significativo de crianças em acampamentos de verão, e causou ampla destruição, ressaltando a urgência de sistemas de alerta eficazes e de uma cultura de prevenção robusta.

**Introdução:**

As inundações relâmpago que atingiram a região central do Texas na madrugada de sexta-feira, 4 de julho de 2025, representam uma trágica demonstração da vulnerabilidade humana diante de eventos naturais extremos. O transbordamento abrupto do Rio Guadalupe, impulsionado por chuvas torrenciais e um sistema meteorológico estacionário, transformou áreas populares de lazer, como acampamentos de verão, em cenários de devastação. Este estudo adota a Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa para analisar este desastre, focando na identificação de perigos, na avaliação dos sistemas de alerta e na lição aprendida (ou não aprendida) com o histórico de inundações na área.

**Metodologia:**

A metodologia empregada consistiu na coleta e análise de notícias e reportagens de veículos de comunicação confiáveis, tanto nacionais quanto internacionais, publicadas entre 4 e 6 de julho de 2025, que detalham os eventos das inundações no Texas. As informações foram sintetizadas para identificar os principais aspectos do desastre, os sinais de alerta emitidos e o contexto histórico de inundações no Rio Guadalupe.

**Resultados e Discussão:**

  * **Descrição do Evento:** Na madrugada de 4 de julho de 2025, o Condado de Kerr, Texas, foi o epicentro de uma inundação devastadora. Chuvas torrenciais fizeram com que o Rio Guadalupe subisse aproximadamente 8 metros (26 pés) em apenas 45 minutos em algumas localidades. Este aumento repentino resultou em mais de 60 mortes confirmadas até 6 de julho (com alguns relatórios chegando a 79 mortes), com relatos de 21 a 28 crianças entre as vítimas fatais, muitas delas participantes de acampamentos de verão, como o centenário Camp Mystic. A força da água arrastou casas, veículos e causou destruição generalizada, levando ao resgate de mais de 850 pessoas (AP News, 2025b; Newsweek, 2025a).

  * **Identificação de Perigos e Riscos:** A região do Texas Hill Country, onde o Rio Guadalupe se localiza, é conhecida como "flash flood alley" (corredor de inundações relâmpago), devido às suas características geográficas, incluindo solos finos e encostas íngremes que impedem a absorção rápida da água, resultando em escoamento superficial acelerado (Newsweek, 2025b; Texas Public Radio, 2025). Essa topografia, combinada com a ocorrência de chuvas intensas e localizadas, cria um ambiente de alto risco para inundações repentinas. A popularidade da região para acampamentos e atividades de lazer, especialmente durante feriados como o 4 de Julho, aumenta a exposição e a vulnerabilidade da população.

  * **Sinais de Alerta:** Apesar de alertas meteorológicos terem sido emitidos horas antes do pior impacto, a eficácia desses avisos foi limitada. O National Weather Service (NWS) emitiu um alerta de inundação às 13h18 do dia 3 de julho, prevendo 12,7 a 17,8 centímetros de chuva. Mensagens de alerta automático para telefones celulares se tornaram mais "ominosas" nas primeiras horas de sexta-feira, 4 de julho, com um aviso urgente às 4h03 alertando para o potencial de "danos catastróficos e grave ameaça à vida humana" (AP News, 2025a; PBS, 2025). No entanto, muitos moradores relataram não ter recebido alertas de emergência, descrevendo a inundação como uma "parede de morte escura" (AP News, 2025d). Autoridades locais, como o Juiz do Condado de Kerr, Rob Kelly, afirmaram que "ninguém previu uma enchente desse tipo" e que o condado não possui um sistema de alerta robusto devido aos custos (AP News, 2025c; Wikipedia, 2025). Especialistas criticaram a falta de evacuações proativas, apesar dos avisos meteorológicos (AccuWeather, citado por AP News, 2025b; University of Reading, 2025).

  * **Histórico de Incidentes Anteriores:** O desastre de 2025 não é um evento isolado na história do Rio Guadalupe. A região possui um histórico de inundações em quase todas as décadas do século XX (Texas Public Radio, 2025). O evento é "semelhante a uma inundação catastrófica do Rio Guadalupe em 1987", na qual 10 adolescentes se afogaram ao tentar sair de um acampamento (CBS News, 2025). Essa recorrência demonstra a persistência de vulnerabilidades e a necessidade de aprendizado contínuo com eventos passados para uma gestão de riscos mais eficaz e proativa.

-----

### Os Três Modelos da Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa na Análise do Desastre

A Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa se estrutura em três modelos interligados: **Abordagem Sociotécnica Estruturada**, **Gestão Dinâmica dos Riscos** e **Visão da Gestão da Segurança com Outras Áreas**. A análise do desastre do Rio Guadalupe de julho de 2025 sob a ótica desses modelos revela falhas e oportunidades para uma gestão de riscos mais robusta.

1.  **Abordagem Sociotécnica Estruturada:** Este modelo reconhece que a segurança não depende apenas de aspectos técnicos (equipamentos, sistemas), mas também das interações entre pessoas, tecnologia e organização. No contexto das inundações no Texas:

      * **Componente Social:** A comunicação dos alertas e a resposta humana foram falhas críticas. Muitos moradores não receberam os avisos ou não tiveram tempo hábil para reagir. A ausência de uma **cultura de segurança** sólida que valorize a preparação e a evacuação proativa é um elo fraco no sistema social. A presença de acampamentos de verão, com um grande número de crianças e jovens sob a responsabilidade de outros, adiciona uma complexidade social significativa.

      * **Componente Técnico:** A falta de um sistema de alerta precoce robusto e eficaz no Condado de Kerr, como mencionado por autoridades e pela mídia, representa uma lacuna tecnológica crucial. Embora o NWS tenha emitido alertas, a falha na disseminação local e a rapidez extrema do fenômeno sobrepujaram as capacidades técnicas existentes.

      * **Componente Organizacional:** A decisão de não investir em um sistema de alerta robusto por questões de custo e a aparente falta de coordenação eficiente entre os diferentes níveis de governo e as comunidades locais indicam falhas organizacionais. Uma abordagem sociotécnica exigiria que a organização (prefeitura, agências de emergência, gestores de acampamentos) tivesse processos claros e treinados para lidar com eventos dessa magnitude, integrando a tecnologia e o comportamento humano.

2.  **Gestão Dinâmica dos Riscos:** Este modelo preconiza que a gestão de riscos deve ser um processo contínuo e adaptativo, não estático, considerando a evolução dos perigos e das vulnerabilidades. No caso das inundações:

      * **Monitoramento Contínuo:** Embora houvesse previsão de chuvas, a magnitude e a rapidez do aumento do nível do Rio Guadalupe foram subestimadas ou não foram acompanhadas em tempo real com a precisão necessária para uma resposta imediata. A gestão dinâmica exigiria um monitoramento hidrológico e meteorológico constante e integrado.

      * **Adaptação a Novas Informações:** A região é conhecida como "flash flood alley" e tem um histórico de inundações catastróficas. Uma gestão dinâmica dos riscos deveria ter levado a uma reavaliação constante dos planos de contingência e à implementação de medidas mais rigorosas com base nesses eventos recorrentes. A semelhança com o desastre de 1987 sugere que o aprendizado e a adaptação foram insuficientes.

      * **Flexibilidade na Resposta:** A extrema rapidez com que a água subiu (8 metros em 45 minutos) exige uma resposta altamente flexível e descentralizada, onde as comunidades e os indivíduos estejam capacitados a tomar decisões rápidas em um cenário de emergência.

3.  **Visão da Gestão da Segurança com Outras Áreas:** Este modelo enfatiza a integração da gestão da segurança com outras áreas da gestão, como planejamento urbano, desenvolvimento econômico e saúde pública, reconhecendo que a segurança é responsabilidade de todos. No desastre do Texas:

      * **Planejamento Urbano e Uso do Solo:** A permissão para a existência e operação de acampamentos de verão e outras estruturas em uma área reconhecida como "corredor de inundações relâmpago" indica uma desconexão entre o planejamento do uso do solo e a gestão de segurança. A segurança deveria ser um pilar fundamental nas decisões de zoneamento e desenvolvimento.

      * **Saúde Pública e Preparação para Vítimas:** A gestão da segurança deveria estar intrinsecamente ligada à preparação dos serviços de saúde e assistência para lidar com um grande número de vítimas, incluindo óbitos e feridos, e para oferecer apoio psicológico às famílias afetadas.

      * **Economia e Custos de Prevenção vs. Desastre:** A decisão de não investir em um sistema de alerta "robusto" por razões de custo demonstra uma visão míope. A gestão da segurança integrada com a economia deveria considerar o custo total de um desastre (vidas perdidas, danos materiais, recuperação) em comparação com o investimento em medidas preventivas.

-----

**Conclusões:**

As inundações de julho de 2025 no Condado de Kerr, Texas, expuseram lacunas significativas na segurança proativa da região em relação a desastres naturais. Embora o perigo de inundações seja inerente à área, a resposta inadequada dos sistemas de alerta e a recorrência de tragédias semelhantes à de 1987 indicam que os princípios da Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa não foram plenamente incorporados. A capacidade de prever, alertar e agir preventivamente foi comprometida pela rapidez do evento e, em grande parte, pela ausência ou ineficácia de sistemas de alerta localizados e de medidas de evacuação pró-ativas. A aplicação rigorosa dos modelos da Abordagem Sociotécnica Estruturada, Gestão Dinâmica dos Riscos e Visão da Gestão da Segurança com Outras Áreas é essencial para transformar a resposta a desastres de reativa para proativa.

**Recomendações:**

Para aplicar a Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa de forma mais eficaz, as seguintes recomendações são propostas:

1.  **Investimento Urgente em Sistemas de Alerta Precoce Robustos:** Implementar e manter sistemas de alerta de inundações em tempo real, com cobertura abrangente para todas as áreas vulneráveis ao longo do Rio Guadalupe, incluindo acampamentos e zonas residenciais. Esses sistemas devem ser capazes de detectar elevações rápidas do nível da água e emitir alertas claros e oportunos. A justificativa de custos deve ser reavaliada frente ao custo humano e material dos desastres.

2.  **Desenvolvimento de Canais de Comunicação de Emergência Eficazes:** Criar e testar regularmente planos de comunicação de emergência que garantam que os alertas cheguem a todos os moradores e visitantes da região de forma rápida e eficiente, utilizando múltiplos canais (celulares, rádios, sirenes, mídias sociais, etc.).

3.  **Educação e Conscientização da População:** Promover programas contínuos de educação pública sobre os riscos de inundações relâmpago, como reconhecer os sinais de alerta, a importância da elevação de terrenos e os procedimentos de evacuação segura, especialmente para áreas com histórico de acampamentos.

4.  **Fortalecimento da Legislação de Uso do Solo:** Avaliar e, se necessário, atualizar as regulamentações de uso do solo em áreas de risco de inundação, limitando a construção em zonas de perigo e garantindo que novas estruturas sejam resilientes ou localizadas em áreas mais seguras.

5.  **Análise Detalhada e Aprendizado com Acidentes Anteriores:** Realizar uma análise aprofundada dos eventos de inundação anteriores, como o de 1987, para identificar as causas raiz das falhas e implementar medidas corretivas específicas, garantindo que as lições sejam verdadeiramente aprendidas e incorporadas aos planos de segurança.

6.  **Simulações e Exercícios de Evacuação Regulares:** Realizar exercícios de simulação de inundações e evacuação com a participação da comunidade e das autoridades locais, aprimorando a capacidade de resposta, a coordenação e o tempo de reação em situações de emergência.

A aplicação rigorosa dessas medidas, alinhadas aos princípios da segurança proativa, é essencial para mitigar os riscos e evitar que tragédias como a de julho de 2025 se repitam na bacia do Rio Guadalupe e em outras áreas vulneráveis.

-----

**Referências:**

1.  1NEWS. **Death toll in Texas floods rises to 78**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://www.1news.co.nz/2025/07/07/death-toll-in-texas-floods-rises-to-78/](https://www.1news.co.nz/2025/07/07/death-toll-in-texas-floods-rises-to-78/). Acesso em: 6 jul. 2025.

2.  ABS-CBN NEWS. **Desperate search for missing girls as Texas flood death toll rises**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://www.abs-cbn.com/news/world/2025/7/6/desperate-search-for-missing-girls-as-texas-flood-death-toll-rises-0024](https://www.abs-CBN.com/news/world/2025/7/6/desperate-search-for-missing-girls-as-texas-flood-death-toll-rises-0024). Acesso em: 6 jul. 2025.

3.  AGÊNCIA BRASIL. **Inundações repentinas deixam pelo menos 27 mortos no Texas**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-07/inundacoes-repentinas-deixam-pelo-menos-27-mortos-no-texas](https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-07/inundacoes-repentinas-deixam-pelo-menos-27-mortos-no-texas). Acesso em: 6 jul. 2025.

4.  AL JAZEERA. **Two dozen girl campers missing in Texas flash floods, 27 people killed**. [S. l.], 4 jul. 2025. Disponível em: [https://www.aljazeera.com/news/2025/7/4/texas-flash-floods-kill-at-least-13-people-23-girl-campers-missing](https://www.aljazeera.com/news/2025/7/4/texas-flash-floods-kill-at-least-13-people-23-girl-campers-missing). Acesso em: 6 jul. 2025.

5.  AP NEWS. **Texas officials face scrutiny over response to catastrophic and deadly flooding**. [S. l.], 5 jul. 2025a. Disponível em: [https://apnews.com/article/texas-floods-hill-country-weather-warnings-238d4325bb58f0b410015f74684738b7](https://www.google.com/search?q=https://apnews.com/article/texas-floods-hill-country-weather-warnings-238d4325bb58f0b410015f74684738b7). Acesso em: 6 jul. 2025.

6.  AP NEWS. **Texas floods leave at least 51 dead, 27 girls missing as rescuers search devastated landscape**. [S. l.], 5 jul. 2025b. Disponível em: [https://apnews.com/article/texas-floods-missing-hill-country-5044c169b59921b2b4f65a2568c354c0](https://apnews.com/article/texas-floods-missing-hill-country-5044c169b59921b2b4f65a2568c354c0). Acesso em: 6 jul. 2025.

7.  AP NEWS. **What to know about the flash floods in Texas that killed at least 79 people**. [S. l.], 6 jul. 2025c. Disponível em: [https://apnews.com/article/flash-flood-texas-camp-mystic-aec9181a07d3ce8ff85197922e108b13](https://apnews.com/article/flash-flood-texas-camp-mystic-aec9181a07d3ce8ff85197922e108b13). Acesso em: 6 jul. 2025.

8.  AP NEWS. **24 dead in Texas floods and more than 20 children missing from a girls summer camp**. [S. l.], 4 jul. 2025d. Disponível em: [https://apnews.com/article/thunderstorms-new-jersey-deaths-trees-hail-e8a4c85c77f714c9a974e50f3cd1fca1](https://apnews.com/article/thunderstorms-new-jersey-deaths-trees-hail-e8a4c85c77f714c9a974e50f3cd1fca1). Acesso em: 6 jul. 2025.

9.  AP NEWS. **Floods turned beloved Texas camp into a nightmare. At least 27 girls remain missing**. [S. l.], 4 jul. 2025e. Disponível em: [https://www.apnews.com/article/texas-flooding-girls-missing-camp-mystic-395992e236e35c4486f9a6a97eed7704](https://www.google.com/search?q=https://www.apnews.com/article/texas-flooding-girls-missing-camp-mystic-395992e236e35c4486f9a6a97eed7704). Acesso em: 6 jul. 2025.

10. AP NEWS. **Death toll in central Texas flash floods rises to 79 as sheriff says 10 campers remain missing**. [S. l.], 6 jul. 2025f. Disponível em: [https://www.apnews.com/article/flash-flood-texas-missing-girls-hill-country-0ea97b27df4cb30339a0a938539c7125](https://www.google.com/search?q=https://www.apnews.com/article/flash-flood-texas-missing-girls-hill-country-0ea97b27df4cb30339a0a938539c7125). Acesso em: 6 jul. 2025.

11. AP NEWS. **A look at some of the deadliest floods in the US in the last 25 years**. [S. l.], 5 jul. 2025g. Disponível em: [https://www.apnews.com/article/flood-deaths-flash-flooding-weather-408b11abe0389f38c93d8722b9d15dd0](https://www.google.com/search?q=https://www.apnews.com/article/flood-deaths-flash-flooding-weather-408b11abe0389f38c93d8722b9d15dd0). Acesso em: 6 jul. 2025.

12. CBS NEWS. **History of Camp Mystic, summer camp hit by deadly Central Texas floods**. [S. l.], 5 jul. 2025. Disponível em: [https://www.cbsnews.com/texas/news/history-of-camp-mystic-summer-camp-hit-by-deadly-central-texas-floods/](https://www.cbsnews.com/texas/news/history-of-camp-mystic-summer-camp-hit-by-deadly-central-texas-floods/). Acesso em: 6 jul. 2025.

13. CNN BRASIL. **Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 67**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-em-enchentes-no-texas-sobe/](https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-em-enchentes-no-texas-sobe/). Acesso em: 6 jul. 2025.

14. DW. **Texas flood death toll hits 50 as search intensifies**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://www.dw.com/en/texas-flood-death-toll-hits-50-as-search-intensifies/a-73172435](https://www.dw.com/en/texas-flood-death-toll-hits-50-as-search-intensifies/a-73172435). Acesso em: 6 jul. 2025.

15. EXAME. **Texas procura desaparecidos após enchentes que deixaram 59 mortos**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://exame.com/mundo/texas-procura-desaparecidos-apos-enchentes-que-deixaram-59-mortos/](https://exame.com/mundo/texas-procura-desaparecidos-apos-enchentes-que-deixaram-59-mortos/). Acesso em: 6 jul. 2025.

16. FOLHA PE. **Enchente no Rio Guadalupe causa mais de 50 mortos e destruição em cidades no Texas**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://www.folhape.com.br/noticias/enchente-no-rio-guadalupe-causa-mais-de-50-mortes-e-destruicao-em/422871/](https://www.folhape.com.br/noticias/enchente-no-rio-guadalupe-causa-mais-de-50-mortes-e-destruicao-em/422871/). Acesso em: 6 jul. 2025.

17. GPS BRASÍLIA. **EUA: enchente no Texas deixa 51 mortos, incluindo 15 crianças, e dezenas de desaparecidos**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://gpsbrasilia.com.br/eua-enchente-no-texas-deixa-43-mortos-incluindo-15-criancas-e-dezenas-de-desaparecidos/](https://gpsbrasilia.com.br/eua-enchente-no-texas-deixa-43-mortos-incluindo-15-criancas-e-dezenas-de-desaparecidos/). Acesso em: 6 jul. 2025.

18. GZH. **Enchente no Rio Guadalupe causa mais de 50 mortes e destruição em cidades no Texas**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2025/07/enchente-no-rio-guadalupe-causa-mais-de-50-mortes-e-destruicao-em-cidades-no-texas-cmcrmlm7p0009011piy4h6mtv.html](https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2025/07/enchente-no-rio-guadalupe-causa-mais-de-50-mortes-e-destruicao-em-cidades-no-texas-cmcrmlm7p0009011piy4h6mtv.html). Acesso em: 6 jul. 2025.

19. HELSINKI TIMES. **Texas floods kill 51, 27 girls still missing from summer camp**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://www.helsinkitimes.fi/world-int/27334-texas-floods-kill-51-27-girls-still-missing-from-summer-camp.html](https://www.helsinkitimes.fi/world-int/27334-texas-floods-kill-51-27-girls-still-missing-from-summer-camp.html). Acesso em: 6 jul. 2025.

20. HORA DO POVO. **Sistema de alerta prévio não funciona no Texas e inundações matam 32**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://horadopovo.com.br/sistema-de-alerta-previo-nao-funciona-no-texas-e-inundacoes-matam-32/](https://horadopovo.com.br/sistema-de-alerta-previo-nao-funciona-no-texas-e-inundacoes-matam-32/). Acesso em: 6 jul. 2025.

21. ND MAIS. **Inundação relâmpago, destruição e 67 mortos: como enchente no Texas subiu tão rápido**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://ndmais.com.br/meio-ambiente/enchente-no-texas-rio-guadalupe-subiu/](https://ndmais.com.br/meio-ambiente/enchente-no-texas-rio-guadalupe-subiu/). Acesso em: 6 jul. 2025.

22. NEWSWEEK. **Tragedy in Pictures: Texas Flooding Damage as Waters Recede**. [S. l.], 6 jul. 2025a. Disponível em: [https://www.newsweek.com/tragedy-pictures-texas-flooding-damage-water-recede-2095207](https://www.newsweek.com/tragedy-pictures-texas-flooding-damage-water-recede-2095207). Acesso em: 6 jul. 2025.

23. NEWSWEEK. **'Flash Flood Alley' Has History of Deadly Camp Floods: Meteorologist**. [S. l.], 6 jul. 2025b. Disponível em: [https://www.newsweek.com/flash-flood-alley-has-history-deadly-camp-floods-meteorologist-2095170](https://www.newsweek.com/flash-flood-alley-has-history-deadly-camp-floods-meteorologist-2095170). Acesso em: 6 jul. 2025.

24. PBS. **Texas officials face scrutiny over lack of evacuation orders before deadly flooding**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://www.pbs.org/newshour/nation/texas-officials-face-scrutiny-over-lack-of-evacuation-orders-before-deadly-flooding](https://www.pbs.org/newshour/nation/texas-officials-face-scrutiny-over-lack-of-evacuation-orders-before-deadly-flooding). Acesso em: 6 jul. 2025.

25. TEXAS PUBLIC RADIO. **What is flash flood alley and what do Texans in its path face?**. [S. l.], 6 jul. 2025. Disponível em: [https://www.tpr.org/news/2025-07-06/texas-flash-flood-alley-kerrville](https://www.tpr.org/news/2025-07-06/texas-flash-flood-alley-kerrville). Acesso em: 6 jul. 2025.

26. TIMES OF INDIA. **Texas flash floods: 27 dead, dozens missing as rainfall exceeds forecast — Top developments**. [S. l.], 5 jul. 2025. Disponível em: [https://timesofindia.indiatimes.com/world/us/texas-flash-floods-24-dead-dozens-missing-as-rainfall-exceeds-forecast-top-developments/articleshow/122268053.cms](https://timesofindia.indiatimes.com/world/us/texas-flash-floods-24-dead-dozens-missing-as-rainfall-exceeds-forecast-top-developments/articleshow/122268053.cms). Acesso em: 6 jul. 2025.

27. UNIVERSITY OF READING. **Texas floods - Expert comment**. [S. l.], 5 jul. 2025. Disponível em: [https://www.reading.ac.uk/news/2025/Expert-Comment/Texas-floods---Expert-comment](https://www.reading.ac.uk/news/2025/Expert-Comment/Texas-floods---Expert-comment). Acesso em: 6 jul. 2025.

28. WIKIPEDIA. **July 2025 Central Texas floods**. [S. l.], [s.d.]. Disponível em: [https://en.wikipedia.org/wiki/July\_2025\_Central\_Texas\_floods](https://en.wikipedia.org/wiki/July_2025_Central_Texas_floods). Acesso em: 6 jul. 2025.

-------

 Bibliografia de Washington Ramos Barbosa:

 BARBOSA, Washington. Capacitação na Prevenção de Acidentes Maiores Através da Abordagem da Segurança Proativa: O Fator e o Erro Humano são a Ponta do Iceberg. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376613455_Ebook_Capacitacao_na_Prevencao_de_Acidentes_Maiores_atraves_da_Abordagem_da_Seguranca_Proativa_O_Fator_e_o_Erro_Humano_sao_a_Ponta_do_Iceberg

_________, W. R. Prevenção de Tragédias. Blog Gestão Proativa. 2022. Disponível em:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html

Mais bibliografias de Washington Barbosa podem ser acessadas em:

https://www.researchgate.net/profile/Washington-Barbosa

-------

Por que os Acidentes Maiores/Tragédias acontecem de forma recorrente?

Como podemos modelar o fenômeno dos Acidentes Maiores?

Como podemos evitar ou minimizar os Acidentes Maiores?

Uma base sólida de experiências profissionais relevantes em áreas Operacionais, Técnicas e de Gestão Organizacional somadas as Ciências da Engenharia, Sociologia e Psicologia, com a Ergonomia fazendo a liga, é o pilar que utilizo na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP).

No Brasil e no Mundo precisamos aprimorar as Estruturas Organizacionais e não buscar culpabilizações nas questões dos Acidentes Maiores, que tem como fonte principal as disfunções organizacionais, recomendo que as mesmas sejam analisadas, através dos modelos da Abordagem da Segurança Proativa (ASP).

Transformar a teoria em prática na temática da Prevenção de Acidentes Maiores é o grande desafio, mundos acadêmico e profissional bem distantes, tanto no Brasil como no Exterior, é necessário capacitar profissionais para transitar nestes dois campos de atuação, desafio difícil, mas possível.


Figura com Trajetória da Pesquisa, em 2018 no início da Gestão de Riscos dos Resíduos Perigosos da Fiocruz e Apresentação no Doutorado, Capacitação no Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru, no Congresso Nacional de Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho em Brasília, na Canpat, na UFRJ e em Organizações

Já foram capacitados milhares de profissionais na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da  Segurança Proativa (ASP), em dezenas de apresentações, tais como: Seminários Internacionais, Nacionais, Organizações, Empresas, Universidades, Cursos de Pós-Graduação, Graduação, Técnicos e Profissionalizantes.


Víde curto sobre a Capacitação e Produtos da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

Esta capacitação está validada por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes. 

Há 4 formas de certificação na ASP:
- capacitação inicial, através de curso teórico de 4 horas;
- capacitação plena, através de mentoria em estudos de casos, 12 horas (4 horas da capacitação inicial e mais 8 horas de estudos de casos);
- capacitação sênior auditor, através de mentoria na atividade, previsão 32 horas;
- capacitação sênior instrutor, através de mentoria na atividade, previsão 20 horas.


Figura do Certificado da Capacitação Inicial da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa 

Participe, se especialize, de forma individual ou em turmas, através da ASP, apoie a divulgação deste projeto, vamos transformar a teoria em prática, entre em contato com email:

washington.fiocruz@gmail.com

Link do Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso sobre Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias:



Figura do Grupo de Whatsapp Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa 


Vídeo da entrevista do Eng. Washington Barbosa, D Sc, Fundador do Centro de Estudos e Curso Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa para Alexandre Gusmão, Diretor Técnico da Revista Proteção, sobre a Tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em Maio de 2024 e o Centro de Estudos e Curso A Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa  

Foco na Construção Sociotécnica do Risco e o caminho do aprimoramento da Gestão Organizacional.


Vídeo - Aprendizados com os Acidentes

Figuras da conquista de Washington Barbosa do XII Prêmio Crea-RJ de trabalhos científicos e tecnológicos do trabalho de doutorado Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa

Vídeo - Três Pilares da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa em:



Figura - Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa


Vídeo - Quem é Washington Barbosa 

Alguns destaques do Projeto do Centro de Estudos Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa, que se iniciou no meu retorno à área acadêmica em um projeto de doutorado, em 2016 na UFF como aluno ouvinte com o Prof. Gilson Alves e deu continuidade em 2017 na UFRJ com os Profs. Mario Vidal e Assed Haddad.

 


Figura com Trajetória da Pesquisa, com Professores Erik Hollnagel, Mário Vidal e Assed Haddad 


Figura - Em 2018 no início da Gestão de Riscos dos Resíduos Perigosos da Fiocruz,  apresentação na pós graduação em Ergonomia na UFRJ 


Figura - Em 2018, apresentação no Doutorado,  com o Prof. Mário Vidal 


Figura - Capacitação na Fiocruz e slides do Sistema Sociotécnico do Prof. Mário Vidal 


Figura - Capacitação no Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru, no Congresso Nacional de Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho em Brasília, na Canpat, na UFRJ e em Organizações

Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem. 

Verifico que há poucas pesquisas sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais trabalhos sobre esta temática.

Destaco que os Especialistas em Riscos devem ser ouvidos pelas organizações, e os Princípios da Prevenção e da Precaução aplicados, com o intuito de Prevenir e Mitigar possíveis Tragédias. 

Vídeo da Capacitação Inicial da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa, ministrado no 9 Condest em Brasília:


Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), a gestão de riscos está se tornando mais importante no dia a dia das empresas, não só como uma forma de reação a fracassos corporativos que poderiam ter sido evitados por um gerenciamento adequado, mas pela sua importância estratégica. As informações levantadas pela gestão de riscos são parte integrante do processo de tomada de decisões empresariais, da proteção de ativos e do processo de criação de valor. Algumas reflexões: o que pode comprometer o cumprimento das estratégias e metas, quais são os principais riscos, como a organização responde aos riscos, existem informações confiáveis para tomada de decisões, a organização tem as competências necessárias para gerir riscos, quem identifica e monitora ativamente os riscos da organização, que padrões, ferramentas e metodologias são utilizados?

A ASP busca prevenir e mitigar Tragédias, e desta forma aprimorar a Segurança nas Organizações, Setores e Atividades. A teoria apresentada nesta proposta, através do Framework, Modelos, Variáveis e Fatores, e a correlação desta teoria e Estudos de Casos de Tragédias no Brasil e Exterior através de parametrizações, proporciona um aprendizado  teórico e prático na prevenção e mitigação de tragédias.


Vídeo do MPT sobre acidentes 

A ASP é uma proposta complementar as avaliações de risco tradicionais.

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Segurança Proativa?

A gestão da segurança pode ser dividida em duas funções auxiliares: riscos e emergências. A primeira visa controlar os fatores latentes e a segunda são as manifestações dos riscos em fatos reais. Portanto, existem duas formas complementares de atuação: preventiva e corretiva, sendo que a proposta de Abordagem da Segurança Proativa, busca evitar que a organização aja apenas de forma reativa. 

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:


A Capacitação da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)  está validado por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.

Há 4 formas de certificação na ASP:
- capacitação inicial, através de curso teórico de 4 horas;
- capacitação plena, através de mentoria em estudos de casos, 12 horas (4 horas da capacitação inicial e mais 8 horas de estudos de casos);
- capacitação sênior auditor, através de mentoria na atividade, previsão 32 horas;
- capacitação sênior instrutor, através de mentoria na atividade, previsão 20 horas.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias esta capacitação, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos, serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação nesta temática.


Vídeo - Áreas de conhecimento com profissionais e acadêmicos que se destacam na história da Análise dos Acidentes Maiores: Engenharia, Sociologia e Psicologia. Inicialmente a Engenharia trouxe as primeiras contribuições, a partir do Acidente  Nuclear de TMI, a Psicologia e a Sociologia apresentaram boas propostas, as mesmas combinadas trazem boas contribuições para a Prevenção dos Acidentes Maiores, é importante ter a experiência de vivenciar atividades e gestão organizacional, para fazer a junção destas areas de conhecimento, em uma análise de acidentes maiores. A combinação de conhecimento acadêmico e profissional, com validações das propostas, é um caminho que verifico ser importante seguir.

Michel Llory e a Visão Organizacional do Acidente,  o Erro e o Fator humano são a ponta do Iceberg dos Acidentes Maiores/Tragédias, resultado de testes com operadores na França simulando o Acidente de TMI é um dos destaques:



Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Ebook/Livro, Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):



Figura - Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links)

Informe na Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa:

Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link da reportagem:

https://www.protecao.com.br/multimidia/especialista-cria-metodologia-de-prevencao-baseada-em-grandes-tragedias/


Link do Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias:


Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias:

https://www.researchgate.net/lab/Centro-de-Estudos-e-Curso-Gestao-de-Riscos-e-Prevencao-de-Tragedias-Washington-Barbosa

Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias

Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html

Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)

E-mail de contato:

washington.fiocruz@gmail.com

Saudações, 

Prof. Washington Barbosa

DSc Eng Prod, Coppe/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc Eng Prod, UFF - Gestão da Qualidade, Engenheiro de Seg do Trab, Especialista Gestão das Organizações,  Qualidade, Meio Ambiente e Ergonomia, Engenheiro e Técnico Industrial

Autor da Tese de Doutorado sobre a Capacitação da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

- Ganhadora do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 

- Eleita como uma das melhores teses do Programa de Engenharia de Produção COPPE/UFRJ 

Experiência Profissional em Organizações Públicas e Privadas desde 1984, em funções de Direção, Gerencial, Supervisão, Técnica e Operacional, se destaca nesta trajetória a implantação e mentoria de projetos nas áreas do Aprimoramento Organizacional, com foco na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias, Produtividade, Critérios de Excelência dos Prêmios da Qualidade, Ergonomia, Segurança e Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies

Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas

Capacitação e Certificação da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), você pode se especializar individualmente ou em turmas - Orientações e Materiais