MÓDULO 1 - ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS

PREFÁCIO

Caro(a),

Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem. 

A ASPRE busca prevenir e mitigar Tragédias, e desta forma aprimorar a Segurança nas Organizações, Setores e Atividades. A teoria apresentada nesta proposta, através do Framework, Modelos, Variáveis e Fatores, e a correlação desta teoria e Estudos de Casos de Tragédias no Brasil e Exterior através de parametrizações, proporciona um aprendizado  teórico e prático na prevenção e mitigação de tragédias.

A ASPRE é uma proposta complementar as avaliações de risco tradicionais.

Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), a gestão de riscos está se tornando mais importante no dia a dia das empresas, não só como uma forma de reação a fracassos corporativos que poderiam ter sido evitados por um gerenciamento adequado, mas pela sua importância estratégica. As informações levantadas pela gestão de riscos são parte integrante do processo de tomada de decisões empresariais, da proteção de ativos e do processo de criação de valor. Algumas reflexões: o que pode comprometer o cumprimento das estratégias e metas, quais são os principais riscos, como a organização responde aos riscos, existem informações confiáveis para tomada de decisões, a organização tem as competências necessárias para gerir riscos, quem identifica e monitora ativamente os riscos da organização, que padrões, ferramentas e metodologias são utilizados?

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores,  Fatais e Graves), através da Abordagem da Segurança Proativa, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Prevenção de Tragédias?

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa 

Desenvolvi a Abordagem da Segurança Proativa, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir Acidentes Maiores,  Fatais e Graves. 

A Abordagem da Segurança Proativa complementa as avaliações de risco tradicionais. 

Utilizei as bases acadêmicas para desenvolver a Abordagem da Segurança Proativa: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. 

A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil, esta base de dados, está hospedada na internet, com acesso livre. 

Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.

Através do processo de estudo e aplicação da Abordagem da Segurança Proativa são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial,  Intermediária e Avançada desta Abordagem 

A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento da Abordagem da Segurança Proativa. 

As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com o desenvolvimento de um processo de mentoria e a aplicação da Abordagem da Segurança Proativa em uma organização, empresa, atividade e serviço, a Capacitação Avançada te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.

O Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias está validado por profissionais seniores, plenos, juniores para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Prevenir Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.

Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:

Vídeo da entrevista do Eng. Washington Barbosa, D Sc, Fundador do Centro de Estudos e Curso Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa para Alexandre Gusmão, Diretor da Proteção Publicações e Eventos, sobre a Tragédia no Rio Grande do Sul e questões de prevenção de tragédias:


Vídeo abaixo a indicação de Ivan Rigoletto sobre o Curso, e o vídeo sobre mentoria, capacitação e produtos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias em:


Vídeo - Ivan Rigoletto, Phd, Gestor e Consultor Senior de Gestão de Riscos, indica o o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias e Vídeo da Capacitação, Mentoria e Produtos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias 

Michel Llory e a Visão Organizacional do Acidente,  o Erro e o Fator humano são a ponta do Iceberg dos Acidentes Maiores/Tragédias, resultado de testes com operadores na França simulando o Acidente de TMI é um dos destaques:


Aproveito para agradecer as muitas colaborações, e aos novos amigos e parceiros que tenho feito neste trabalho de pesquisa em Gestão de Riscos, que já tem muitos profissionais da área de segurança treinados, na questão da Prevenção de Eventos Negativos e Maiores. 

Com a ferramenta da Internet, este trabalho já foi divulgado para milhares de profissionais, os módulos deste treinamento e as postagens do Blog Gestão Proativa, já alcançaram a marca de milhão de sensibilizações, no Brasil e no Exterior. 


Figura - Framework da Seg Proativa, Acidente do Columbia, Eventos Negativos Maiores, 
Abordagem Socio Técnica Adaptada Washington

ESTUDOS DE CASOS DO EXTERIOR, NACIONAIS, SETORIAIS, EMPRESAS E OUTROS DESTAQUES 

Alguns dos Estudos de Casos de Grandes Eventos Negativos, pois esta lista está em constantes atualizações:

Internacionais:

Seveso, Fukushima, Challenger, Columbia, Refinaria Texas City, Explosão do Porto de Beirute, Bophal, Air France 447, Piper Alpha, Plataforma Deep Water Horizon, Boeing 737 Max.


Figura - Eventos Negativos Maiores, Fukushima, Challenger e Explosão no Porto de Beirute

Nacionais:

Incêndio do Museu Histórico Nacional, Acidente com o Bonde de Santa Teresa, Acidente Fatal na Reduc, Fpso São Mateus, Brumadinho, Mariana, Incêndio na Boate Kiss, Acidente Aéreo do Time da Chapecoense e  Incêndios em Cooperativas de Catadores


Figura - Eventos Negativos Maiores, Brumadinho, Explosão no Porto de Beirute, Incêndio no Museu    Histórico Nacional, Acidente do Bonde de Santa Teresa.

Setoriais:

Turismo, Segurança Química para Laboratórios de Pesquisa e Ensino e Limpeza Urbana, Nuclear, Aviação, Geral


Figura - Gestão de Riscos no Turismo

Empresas:

Fiocruz


Figura - Framework da Segurança Proativa na Gestão dos Resíduos Perigosos da Fiocruz

Há também no módulo 3, destaques com indicação de livros, artigos e outras publicações.

Deve-se aceitar que o risco é derivado da organização, através de seus processos decisórios do nível estratégico, tático e operacional, isso é, o risco é sócio tecnicamente construído.

E para avaliá-lo são necessários métodos adequados qualitativos para a questão sociotécnica.

Estas questões são importantes e básicas para o entendimento da gestão de Riscos e para a prevenção do Eventos Negativos Maiores e Fatais.

Para aprimorar a gestão de riscos, deve-se ir além da análise dos fatores humanos e técnicos, do atendimento à legislação e as boas práticas, deve-se verificar também, se as pressões por produtividade, lucratividade, alcance de metas, concessão de bônus financeiros e outras questões, ameaçam os limites aceitáveis, para um seguro e bom desempenho das atividades. 

Tradicionalmente nas análises dos eventos negativos e fatais, a culpa, é direcionada para os trabalhadores, que são os elementos mais frágeis das cadeias de comando das empresas, e há pouca análise das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, e seus desdobramentos em procedimentos e condições adequadas de trabalho, supervisão e gerenciamento das atividades, investimentos na manutenção das instalações, análise e adequações dos projetos, políticas da empresa, concessão de bônus financeiros relacionados ao atingimento de metas e produtividade, exigências sociais, econômicas, políticas, análise da legislação aplicada à atividade, dentre outras questões. Deve-se verificar as questões anteriormente descritas, para avaliar, se há ameaça dos limites aceitáveis, para um seguro e bom desempenho das atividades.

A seguir o vídeo da proposta de prevenção de tragédias: 


Vídeo do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (Mespre) - Prevenção de Tragédias


Vídeo resumido - Capitão Sully e a falha humana, vídeos completos deste acidente, no Módulo 4 do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias 


MÓDULOS DA CAPACITAÇÃO 

São quatro módulos no total, no final de cada módulo você tem um link de acesso para o próximo módulo.

Módulos da GESTÃO DE RISCOS, E O MÉTODO DA SEGURANÇA PROATIVA, RISCOS E EMERGÊNCIAS.


Módulo 1, 
ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS:

https://lnkd.in/edihwHY7

Módulo 2, 
TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS - VERSÃO RESUMIDA:

https://lnkd.in/eRTKTxT2

Módulo 3, 
ESTUDOS DE CASOS DESTAS TRAGÉDIAS:

https://lnkd.in/d2hHfSJZ

Módulo 4, 
EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, PARA ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS:

https://lnkd.in/dw3n2xr9


Este texto continua no Módulo 2:

TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-2-gestao-de-riscos-e-o-metodo-da.html

Saudações,

Washington Barbosa

------

Links principais do Curso Prevenir Tragédias:

Construção teórica, práticas, estudos de casos, módulos do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE):

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html

Como se inscrever individualmente ou em grupo na capacitação inicial, do curso Prevenir Tragédias:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/09/informe-de-abertura-das-inscricoes-para.html

Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Prevenção de Tragédias, Acidentes Fatais e Graves:

https://www.researchgate.net/lab/Centro-de-Estudos-e-Curso-Gestao-de-Riscos-e-Prevencao-de-Tragedias-Washington-Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Estudos, Curso e Livro Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies

Curso Prevenir Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - Turma do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ - Dias 21/06 das 09 às 12 horas, UFRJ, Escola Politécnica, Bloco I, sala 120