MÓDULO 1 - ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS
PREFÁCIO
Caro(a),
Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves), através da Abordagem da Segurança Proativa, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Prevenção de Tragédias?
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa
Desenvolvi a Abordagem da Segurança Proativa, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir Acidentes Maiores, Fatais e Graves.
A Abordagem da Segurança Proativa complementa as avaliações de risco tradicionais.
Utilizei as bases acadêmicas para desenvolver a Abordagem da Segurança Proativa: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas.
A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil, esta base de dados, está hospedada na internet, com acesso livre.
Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.
Através do processo de estudo e aplicação da Abordagem da Segurança Proativa são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial, Intermediária e Avançada desta Abordagem
A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento da Abordagem da Segurança Proativa.
As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com o desenvolvimento de um processo de mentoria e a aplicação da Abordagem da Segurança Proativa em uma organização, empresa, atividade e serviço, a Capacitação Avançada te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.
O Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias está validado por profissionais seniores, plenos, juniores para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.
Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Prevenir Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.
Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:
Vídeo da entrevista do Eng. Washington Barbosa, D Sc, Fundador do Centro de Estudos e Curso Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa para Alexandre Gusmão, Diretor da Proteção Publicações e Eventos, sobre a Tragédia no Rio Grande do Sul e questões de prevenção de tragédias:
ESTUDOS DE CASOS DO EXTERIOR, NACIONAIS, SETORIAIS, EMPRESAS E OUTROS DESTAQUES
Alguns dos Estudos de Casos de Grandes Eventos Negativos, pois esta lista está em constantes atualizações:
Internacionais:
Seveso, Fukushima, Challenger, Columbia, Refinaria Texas City, Explosão
do Porto de Beirute, Bophal, Air France 447, Piper Alpha, Plataforma Deep Water
Horizon, Boeing 737 Max.
Nacionais:
Incêndio do Museu Histórico Nacional, Acidente com o Bonde de Santa
Teresa, Acidente Fatal na Reduc, Fpso São Mateus, Brumadinho, Mariana, Incêndio
na Boate Kiss, Acidente Aéreo do Time da Chapecoense e Incêndios em
Cooperativas de Catadores
Turismo, Segurança Química para Laboratórios de Pesquisa e
Ensino e Limpeza Urbana, Nuclear, Aviação, Geral
Empresas:
Fiocruz
Há também no módulo 3, destaques com indicação de livros, artigos e outras publicações.
Deve-se aceitar que o risco é derivado da organização, através de seus processos decisórios do nível estratégico, tático e operacional, isso é, o risco é sócio tecnicamente construído.
E para avaliá-lo são necessários métodos adequados qualitativos para a questão sociotécnica.
Estas questões são importantes e básicas para o entendimento da gestão de Riscos e para a prevenção do Eventos Negativos Maiores e Fatais.
Tradicionalmente nas análises dos eventos negativos e fatais, a culpa, é direcionada para os trabalhadores, que são os elementos mais frágeis das cadeias de comando das empresas, e há pouca análise das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, e seus desdobramentos em procedimentos e condições adequadas de trabalho, supervisão e gerenciamento das atividades, investimentos na manutenção das instalações, análise e adequações dos projetos, políticas da empresa, concessão de bônus financeiros relacionados ao atingimento de metas e produtividade, exigências sociais, econômicas, políticas, análise da legislação aplicada à atividade, dentre outras questões. Deve-se verificar as questões anteriormente descritas, para avaliar, se há ameaça dos limites aceitáveis, para um seguro e bom desempenho das atividades.
A seguir o vídeo da proposta de prevenção de tragédias:
Vídeo resumido - Capitão Sully e a falha humana, vídeos completos deste acidente, no Módulo 4 do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
MÓDULOS DA CAPACITAÇÃO
São quatro módulos no total, no final de cada módulo você tem um link de acesso para o próximo módulo.
Módulos da GESTÃO DE RISCOS, E O MÉTODO DA SEGURANÇA PROATIVA, RISCOS E EMERGÊNCIAS.
Módulo 1, ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS:
https://lnkd.in/edihwHY7
Módulo 2, TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS - VERSÃO RESUMIDA:
https://lnkd.in/eRTKTxT2
Módulo 3, ESTUDOS DE CASOS DESTAS TRAGÉDIAS:
https://lnkd.in/d2hHfSJZ
Módulo 4, EXERCÍCIOS E ATIVIDADES, PARA ENTENDER E PREVENIR TRAGÉDIAS:
Este texto continua no Módulo 2:
TEORIA DESTAS TRAGÉDIAS:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-2-gestao-de-riscos-e-o-metodo-da.html
Saudações,
Washington Barbosa
------
Links principais do Curso Prevenir Tragédias:
Construção teórica, práticas, estudos de casos, módulos do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE):
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
Como se inscrever individualmente ou em grupo na capacitação inicial, do curso Prevenir Tragédias:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/09/informe-de-abertura-das-inscricoes-para.html
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, Acidentes Fatais e Graves:
Comentários
Postar um comentário