Vídeo e Análise da Arremetida de um voo da Gol e o Centro de Estudos Prevenir Tragédias através da Segurança Proativa e a Gestão de Riscos
Bem interessante a análise feita no artigo de João Freitas (PUCRS); Rafael Trancoso (PUCRS):
"Na terça-feira, 15 de fevereiro, o voo 1403 da empresa Gol Linhas Aéreas, finalizando a rota Brasília - Guarulhos, arremeteu após um jato executivo se aproximar da pista sem autorização da torre de controle.
Se você clicou no artigo em busca de uma resposta plausível, direta e simples para o incidente, lamentamos, não encontrará aqui. O que iremos refletir vai além do que muitas das vezes escutamos como “erro humano”, “complacência” ou “negligência”. Termos esses que desconsideram a realidade operacional dinâmica de sistemas complexos e depositam a responsabilidade no operador (no caso em questão, na tripulação). Observe que todas as indagações e afirmações no parágrafo anterior remetem ao indivíduo da linha de frente, pautados em um paradigma da primeira metade do século XX, cuja realidade operacional era bem menos complexa do que a vivenciada atualmente e quando a ciência da prevenção de acidentes começava a dar seus primeiros passos."
Referência:
Centro de Estudos Prevenir Tragédias, através da Segurança Proativa e Gestão de Riscos, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar o link no final desta postagem.
Você quer aprimorar as questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade?
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
Primordial apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias e o Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE).
Desenvolvi o MeSPRE, no meu Doutoramento em Engenharia de Produção, em andamento, na COPPE/UFRJ, com o intuito de Prevenir e Mitigar Eventos Negativos Maiores e Fatais.
O MeSPRE complementa as avaliações de risco tradicionais.
Utilizo as bases acadêmicas, para a construção do MeSPRE: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas.
A minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil.
Aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.
A mentoria e o curso sobre prevenção de tragédias está estruturado no formato ead/on-line.
A Mentoria e o Curso Prevenir Tragédias estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.
Relatos de profissionais do ciclo de estudos da mentoria e o do curso prevenir tragédias:
- Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.
Através do processo de estudo e aplicação da Metodologia da Segurança Proativa Riscos e Emergências (MeSPRE) são obtidos os Certificados da Capacitação Inicial, Intermediária e Avançada do MeSPRE
A Capacitação Inicial é desenvolvida através de um processo de mentoria de reuniões e estudos, dos 4 módulos propostos (vide link no final desta postagem), e te possibilita iniciar o entendimento do MeSPRE.
As Capacitações Intermediária e Avançada são obtidas com a mentoria e a aplicação do MeSPRE em uma organização, empresa, atividade e serviço, através de um processo de mentorias e avaliações; a Capacitação Avançada, te possibilitará ser um multiplicador habilitado, e aplicar esta metodologia em organizações e empresas.
Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos, o Curso Prevenir Tragédias, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação na temática de Gestão de Riscos.
Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos Prevenir Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):
Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho.
Saudações,
Washington Barbosa
Vídeo do You Tube com a arremetida do vôo da Gol
Comentários
Postar um comentário