Prevenir Tragédias - Acidente do Bonde de Santa Teresa e MeSPRE
Ramal Paula Mattos, do Bonde de Santa Teresa, é reinaugurado após mais de 10 anos desativado
Fonte G1
A partir de segunda-feira (13/01/2024), o sistema voltará a operar do Largo da Carioca até o Largo das Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h, atendendo moradores e turistas.
O trecho estava desativado desde 2011, quando um trágico acidente deixou 5 mortos.
O Governo do Estado afirma que investiu R$ 70 milhões na revitalização do bonde, recuperando 1,7 km de trilhos e rede aérea, além de ter ampliado a frota e reforçar a equipe operacional. A revitalização do sistema, iniciada em janeiro de 2024 pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, integra um pacote de ações para preservar o patrimônio histórico e melhorar a mobilidade na região.
A Secretaria de Transporte afirmou que três bondes fora de operação foram reformados, e a frota agora conta com oito veículos, ampliando a capacidade para mais 96 passageiros. Desde abril de 2024, 34 novos profissionais, incluindo motorneiros, auxiliares e supervisores, foram contratados para reforçar o serviço.
A promessa do Governo do RJ é de conectar o bonde ao trem do Corcovado quando a revitalização for concluída, com mais de 40 mil pessoas beneficiadas.
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Assista o vídeo após o acidente, veja o laudo e outras informações no Módulo 3 do Curso Prevenir Tragédias - MeSPRE.
O acidente ocorreu em 27 de agosto de 2011 deixou seis mortos e 57 feridos, entre eles, o motorneiro (motorista). O Bonde fazia o trajeto
Largo da Carioca-Dois Irmãos, perdeu o freio, desceu a ladeira da Rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa, em alta velocidade. Descontrolado, o carro saiu dos trilhos, tombou e derrubou um poste. Moradores da região fizeram mutirão para socorrer vítimas e dois ônibus serviram de ambulância para levar feridos ao hospital, o serviço existia, nesta data, há 115 anos.
Em Outubro de 2011, um laudo realizado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) apontou 23 falhas, diversos problemas de manutenção no bonde e falta de manutenção preventiva. Os peritos constataram que a causa determinante do acidente do tombamento do bonde foi a falha no sistema de freios do veículo.
Até hoje, ninguém foi preso ou nem sequer responsabilizado.
De acordo com um levantamento feito pelo G1 no Tribunal de Justiça do RJ, o último movimento do processo criminal contra quatro funcionários da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) ocorreu em 2019. Foi encaminhado a instâncias superiores no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
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Figuras da conquista de Washington Barbosa do XII Prêmio Crea-RJ de trabalhos científicos e tecnológicos do trabalho de doutorado Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
Vídeo - Três Pilares da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)
Link de acesso ao Ebook/Livro, gratuito, Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa em:
Figura do E-book/Livro, gratuito, Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
Alguns destaques do Projeto do Centro de Estudos Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa, que se iniciou no meu retorno à área acadêmica em um projeto de doutorado, em 2016 na UFF como aluno ouvinte com o Prof. Gilson Alves e deu continuidade em 2017 na UFRJ com os Profs. Mario Vidal e Assed Haddad.
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Verifico que há poucas pesquisas sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais trabalhos sobre esta temática.
Destaco que os Especialistas em Riscos devem ser ouvidos pelas organizações, e os Princípios da Prevenção e da Precaução aplicados, com o intuito de Prevenir e Mitigar possíveis Tragédias.
Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:
Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link da reportagem:
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Saudações,
Washington Ramos Barbosa
Gestor, Pesquisador, Professor e Engenheiro Industrial e de Segurança do Trabalho
Fundador do Centro de Estudos e Curso: Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
DSc. e MSc. Eng. Produção pela Coppe/ Ufrj/Uff - Gestão de Riscos/Gestão da Qualidade, Especializações em Qualidade, Segurança, Ambiental, Gestão Organizacional e Ergonomia
Ganhador do Prêmio Crea-RJ de trabalhos científicos e tecnológicos com a tese de doutorado sobre a Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias
Experiência Profissional em Organizações Públicas e Privadas desde 1984, em funções de Direção, Gerencial, Supervisão, Técnica e Operacional, se destaca nesta trajetória a implantação e mentoria de projetos nas áreas do Aprimoramento Organizacional, com foco na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias, Produtividade, Critérios de Excelência dos Prêmios da Qualidade, Ergonomia, Segurança e Meio Ambiente
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