Gestão da Segurança - Alguns Destaques - Amalberti, com contribuições de Washington Barbosa
A - Tensões contraditórias para uma organização sobreviver economicamente: - Disputa de mercado;
- Produzir em tempo, com qualidade e custos esperados;
- Ser viável economicamente (Barbosa);
- Risco de Acidentes Maiores, Fatais e Graves com danos aos colaboradores, sociedade e meio ambiente (Barbosa).
B - Dimensão da Segurança:
- Operador, na sua grande totalidade, o erro é a ponta do iceberg, importante ter uma visão sistemica da organização, para buscar as oportunidades de uma Abordagem de Segurança Proativa (ver links do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Segurança Proativa - Barbosa).
C - Proposta de intervenção para uma abordagem sistêmica
No Nível Macro:
- Sobreviver ao acidente é tão importante quanto evitá-lo (vide Gestão Dinâmica da Segurança - Barbosa, sinais de alerta e planos de emergência)
No Nível Médio:
- Planejar a Segurança nos níveis macro, médio e micro, nenhum plano de segurança pode se limitar a soluções de segurança para somente para os agentes de primeira linha.
No Nível Micro:
- Estabelecer uma análise correta das causas dos acidentes e incidentes (ver links do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Segurança Proativa - Barbosa).
A segurança de um sistema nunca é uma obra acabada (vide Gestão Dinâmica da Segurança - Barbosa), é sempre um estado transitório, percebido favorável ou desfavoravelmente pelos órgãos de fiscalização e controle, pelos clientes e pela própria empresa.
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Segurança Proativa?
A gestão da segurança pode ser dividida em duas funções auxiliares: riscos e emergências. A primeira visa controlar os fatores latentes e a segunda são as manifestações dos riscos em fatos reais. Portanto, existem duas formas complementares de atuação: preventiva e corretiva, sendo que a proposta de Abordagem da Segurança Proativa, busca evitar que a organização aja apenas de forma reativa.
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
Link com o livro, agradecido a Henry von Bruen por disponilizar esta edição gratuita:
O Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa, está validado por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes.
Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias esta capacitação, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos, serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação nesta temática.
Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):
Informe na Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa:
Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa em:
Link do Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias:
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
https://www.researchgate.net/lab/Centro-de-Estudos-e-Curso-Gestao-de-Riscos-e-Prevencao-de-Tragedias-Washington-Barbosa
Link com o case da Tragédia da Implosão do Submersível Titan:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
Link com a o case da Tragédia do deslizamento de encosta e morte de dezenas de pessoas do Litoral Norte de São Paulo:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/02/tragedia-no-litoral-norte-de-sao-paulo.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
E-mail de contato para maiores informações:
washington.fiocruz@gmail.com
Participe, se especialize e apoie a divulgação desta iniciativa.
Saudações!
Washington Barbosa
Comentários
Postar um comentário