Prevenir Tragédias - Caos, Fadiga no Setor Aéreo e MeSPRE - Cadastramento para o curso online/ead de 2 horas sem custos do MeSPRE - Links de Acesso aos Conteúdos
Alerta aceso, esta fadiga pode ser um contribuinte para uma tragédia.
Preocupante, o lucro acima da segurança?
Segurança devia ser uma precondição, e não uma prioridade (Paul O'Neill, ex CEO da Alcoa)
Obrigado Bemildo Ferreira pela divulgação.
Mais de Paul O'Neill em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-analise-de-um.html
--------
A fadiga é uma questão fundamental para as equipes, cujas escalações estão sendo planejadas para limites máximos sem buffers, disse Harter. A questão da fadiga foi levantada recentemente quando o chefe da transportadora de baixo custo Wizz Air disse que as tripulações precisavam continuar trabalhando mesmo que estivessem cansadas.
Portanto, o ECA pediu à Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) que emita um boletim de informações de segurança (SIB) para reconhecer os problemas e mostrar que está levando a sério a interrupção.
“O que temos desta vez é um problema sistêmico profundo”, disse ele, observando que problemas semelhantes foram vistos em verões anteriores, mas não em tal extensão. “Desta vez, todo esse sistema está sobrecarregado com a falta de pessoal e a falta de pessoal qualificado em todas as posições, desde o solo até a tripulação de cabine, pilotos, ATC e funcionários do portão.”
A ECA também publicou uma lista de verificação de voo seguro para incentivar os pilotos a levá-la com segurança, mesmo quando os problemas estão se acumulando.
Harter disse que a ECA queria lembrar aos pilotos que sua prioridade não era recuperar o tempo perdido com atrasos, mas garantir a segurança, ter um plano de backup e se preparar para o inesperado.
“Essas são nossas tarefas principais e é muito fácil esquecê-las quando você está tentando compensar outras coisas. Às vezes, realmente precisamos dar um passo para trás e nos concentrar nas tarefas puras da operação da aeronave.”
“É um verão caótico, continuará caótico, mas não queremos que seja trágico”, disse Harter.
Referência:
-----
Mais informações, vídeos, materiais complementares, e outros artigos de acidentes e incidentes, acessar o link no final desta postagem.
Será que estamos dando a atenção, as questões essenciais para a Segurança das Organizações?
Quantas vidas, qual impacto social, ambiental, patrimonial, à imagem da organização e outros, seriam poupados?
Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.
A seguir a proposta de prevenção e mitigação de eventos negativos maiores e fatais, que desenvolvi com base nos estudos e aplicação em organizações.
Importante apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitem a análise destas tragédias, por isto criei o Curso Prevenir Tragédias - Metodologia da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (MeSPRE).
Desenvolvi a MeSPRE, no meu Doutoramento, em andamento, na Engenharia de Produção na UFRJ, e utilizei como bases acadêmicas: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas, e a minha base de dados para construir esta proposta, foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no Mundo e no Brasil, aplico esta metodologia na Fiocruz, local que sou servidor público concursado e em organizações, empresas, setores e atividades.
Caso você se interesse pela proposta, me encaminhe um email, e quando houver disponibilidade do treinamento ead/online, do Curso Introdutório do Método da Segurança Proativa, Riscos e Emergências, posso te contatar, o email é:
washington.fiocruz@gmail.com
Te enviarei um formulário, para seu cadastramento, no treinamento ead/online, ou você pode acessar o formulário, com as orientações iniciais em:
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1A4DBxbZ_cM5mv5j2YxuzqsomyarkSXWI
Caso você seja um profissional com experiência na área de segurança, gestão de riscos ou áreas afins, o treinamento inicial será de dois encontros de 1 hora, mais a leitura orientada dos módulos, materiais complementares e outras orientações, que irei enviar.
Irei montar estes treinamentos, por ordem de inscrição, então agilize a sua, para começar mais cedo o curso.
Este curso será sem custos, e me ajudará nesta etapa da pesquisa, do Doutorado em Engenharia de Produção da UFRJ.
Curso Prevenir Tragédias - Relatos de profissionais do ciclo de estudos do curso:
- Gostaram da proposta, falta esta abordagem com aplicação na indústria (deficiência na formação de eng de seg), muito didático, motivador para o tema, trazer realidade, trazer as catástrofes, poderia ser evitado, ANDEST (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil) identificou deficiência gerenciamento de riscos na formação do eng de seg, postagens da segurança proativa são importantes, vc levanta a bola, cabem as pessoas absorver as lições da postagem, estimulo a entender o que aconteceu, pensar em todos os aspectos, despertar esta necessidade de análise.
Link de acesso ao curso on-line da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
Veja a possibilidade de curtir, comentar, divulgar e contribuir com este trabalho.
Saudações.
Washington Barbosa
Figura - Caos aéreo na Europa - Imagem: Anadolu Agency via Getty Images
Comentários
Postar um comentário