Curso Gestão da Prevenção de Tragédias, dia 27 de Setembro, das 08:00 às 12 horas, no 9º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, Prof. Washington Barbosa e o 9 Condest
Videos de Divulgação:
Abertura do 9 Condest:
https://www.youtube.com/live/MFXpXhAk8jA?si=AMNYmzLQm9Dw9Iyk
Primeiro dia/painéis:
https://www.youtube.com/live/wJWJi4p_qTQ?si=OyODCiklSGlARllZ
Brasília vai sediar de 25 a 27 de setembro de 2024, o 9º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - 9º CONDEST, na modalidade híbrida, cujo tema geral será "ENSINO DE QUALIDADE NA ENGENHARIA".
No dia 27 de setembro a realização de seis minicursos (transmitidos de forma online e presencial), sendo:
Período MATUTINO das 8h as 12h
MINICURSO A1: Sala A
Gestão da Prevenção de Tragédias
Instrutor: Eng. Prof. Washington Barbosa
OBJETIVO: Este minicurso tem o objetivo de chamar a atenção para questões essenciais para a Prevenção de Tragédias, na organização, empresa, serviço ou atividade. Apresentar modelos, princípios e formas estruturadas, em conjunto com lições aprendidas de Eventos Negativos Maiores e Fatais, que facilitam a análise destas tragédias.
RESUMO: A Abordagem da Segurança Proativa complementa as avaliações de risco tradicionais e utiliza para fundamentar a sua proposta: a Ergonomia, a Engenharia de Resiliência, os Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente), dentre outros métodos e ferramentas. A base de dados foram os eventos negativos maiores e fatais, de destaque no exterior e no Brasil. A Mentoria e o Curso Prevenir Tragédias estão validados por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos. Breve apresentação do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, pode ser acessada em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
EMENTA: O conteúdo deste curso versará sobre uma introdução, trajetória da pesquisa, quadro referencial teórico, framework da ASPRE, estudos de casos, capacitação, resultados e conclusão.
Inscrições em:
https://sympla.com.br/andestdobrasil
Saiba mais em:
https://andestdobrasil.org/9o-condest/
Verifico que há poucos trabalhos sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais pesquisas sobre esta temática.
As decisões tomadas por todos níveis hierárquicos das organizações, em questões que afetem a normalidade das operações e possam levar aos acidentes maiores, devem buscar ser conservadoras e prudentes (vide casos das tragédias do Challenger, Fukushima, Porto de Beirute e muito outros, que podem ser acessados no curso, módulo 3 e ebook da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, ver link da postagem).
Destaco as contribuições da Safety Science, Engenharia de Segurança e Ergonomia para o desenvolvimento da Abordagem da Segurança Proativa e o aprimoramento da Gestão da Segurança nas organizações, estou recebendo contato de colegas interessados em desenvolver parcerias na prevenção de acidentes maiores/grandes acidentes/tragédias.
Participe, se especialize e apoie a divulgação do projeto da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, vamos transformar a teoria em prática e aprimorar a Gestão da Segurança nas Organizações.
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Sds,
Washington Barbosa, DSc, Gestão Riscos pela COPPE/UFRJ, Engenheiro Industrial Mecânico, de Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente e Ergonomista.
Fundador do Centro de Estudos e Curso/Livro - Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa.
Palestrante Nacional e Internacional.
Servidor Federal da Fiocruz, com experiência profissional em organizações públicas e privadas desde 1984.
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:
Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link da reportagem:
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Incêndio no Havai.
Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha.
Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html
Explosões em Palotina
Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.
“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html
Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí
Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança
O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal
O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.
Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.
As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.
Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:
Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.
Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras
Mais informações no link da postagem:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Sds,
Washington Barbosa
Fundador do Centro de Estudos e Curso:
A Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - O Fator e o Erro Humano são a Ponta do Iceberg
Professor de cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas, palestrante nacional e internacional, servidor público federal da Fiocruz, experiência profissional nas áreas de destaque na Produção, Gestão da Qualidade, Eng de Segurança/Riscos e Ambiental, em organizações públicas e privadas desde 1984
Pós Doutorando pelo PEA/UFRJ - Gestão de Riscos, D Sc Eng Prod COPPE/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc Eng Prod UFF - Gestão da Qualidade, Especialista em Qualidade (UFF), Eng de Segurança (FSS), Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz), Ergonomia (UFRJ) e Gestão de Organizações Publicas (ENSP/Fiocruz), Engenheiro e Técnico Mecânico pelo CEFET -RJ
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