Riscos no Balonismo: Uma Análise na ótica da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas fatais destes dois acidentes com balão no Brasil.

Está postagem tem como finalidade analisar de forma sistêmica os riscos do balonismo e propor aprimoramento na gestão desta atividade.



Figura - Relato do Piloto, dois acidentes com vítimas fatais no Brasil e Riscos nas Atividades de Turismo


Vídeo do relato do piloto do balão em Santa Catarina 


Figura - Dois acidentes com vítimas fatais no Brasil e Riscos nas Atividades de Turismo


Vídeo - Dois acidentes com vítimas fatais no Brasil e Riscos nas Atividades de Turismo

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Fonte Internet em 24/06/2025



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Caros(as),

Destaco, que no trabalho abaixo o alto porcentual apresentado para o "erro humano" deve ser tratado com um enfoque de uma visão sistêmica dos Acidentes Maiores, a análise caso a caso, pode ser feita indo além das variáveis endógenas, e se buscar as variáveis exógenas, mais informações buscar a Proposta da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP).

Link com a trajetória da ASP:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/05/capacitacao-e-mentoria-inicial-do-curso.html

E-book da ASP:

https://www.researchgate.net/publication/376613455_Ebook_Capacitacao_na_Prevencao_de_Acidentes_Maiores_atraves_da_Abordagem_da_Seguranca_Proativa_O_Fator_e_o_Erro_Humano_sao_a_Ponta_do_Iceberg

Perfil de Washington Barbosa no linkedin em:

https://www.linkedin.com/in/washington-barbosa-ph-d-coppe-ufrj-4545215?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=android_app

Link da Segurança PCI:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/03/movimento-juntos-somos-mais-fortes.html

Módulo 4 - Exercícios de Análise através da ASP para os Estudos de Casos de Acidentes Maiores em:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-4-gestao-de-riscos-exercicios-e.html

Em 22/06/25

Washington Barbosa 

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Riscos no Balonismo: Uma Análise na ótica da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

O balonismo, uma atividade que conjuga a serenidade do voo com a emoção da aventura, é um setor que exige o mais alto rigor em gestão de segurança. Embora visualmente pacífica, a operação de balões envolve complexas interações entre fatores humanos, tecnológicos e ambientais, tornando a prevenção de acidentes maiores uma prioridade inquestionável. Os recentes acidentes ocorridos no Brasil servem como um lembrete contundente da vigilância constante necessária para mitigar esses riscos.

Este artigo aprofunda a análise dos riscos no balonismo, examinando os acidentes recentes no Brasil sob a ótica da **Prevenção de Acidentes Maiores** através da **Abordagem da Segurança Proativa** de Washington Ramos Barbosa. Exploraremos em detalhes os modelos da Abordagem Sociotécnica Estruturada, Gestão Dinâmica de Riscos e a Visão Sistêmica da Gestão da Segurança, integrando-os com áreas cruciais como Qualidade, Recursos Humanos (RH), Manutenção, Planejamento e outras disciplinas complementares. A pesquisa é enriquecida por estatísticas de acidentes no Brasil e no mundo, além de uma vasta bibliografia sobre gestão de riscos em aviação leve e turismo de aventura.

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### Acidentes Notórios e Estatísticas Globais: O Imperativo da Segurança

A segurança no balonismo tem sido objeto de crescente atenção, especialmente após incidentes noticiados. No Brasil, os dois acidentes com balões registrados em uma mesma semana (GZH, 2025) trouxeram à tona discussões sobre a regulamentação e a natureza dos riscos envolvidos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece que, embora balões sejam aeronaves, a certificação de alguns modelos pode diferir da aviação convencional, o que exige uma vigilância rigorosa nas operações e na manutenção (ANAC, 2025).

Globalmente, o balonismo é estatisticamente uma atividade de baixo risco quando comparado a outras modalidades de aviação, mas acidentes ocorrem e são amplamente investigados por agências como a National Transportation Safety Board (NTSB) nos Estados Unidos. Dados da NTSB revelam que, entre 2011 e 2020, houve um total de **235 acidentes envolvendo balões de ar quente nos EUA, resultando em 29 fatalidades**. As causas mais comuns apontam para falhas do piloto (75,8%), seguidas por problemas no equipamento (12,8%) e fatores ambientais (9,4%) (NTSB, 2022).

#### Acidentes Marcantes no Balonismo (Brasil e Mundo)

A análise de acidentes passados é crucial para a prevenção futura, pois revela padrões e vulnerabilidades. Apresentamos 5 casos notórios no Brasil e 5 no mundo, detalhando suas causas e propondo melhorias alinhadas à Abordagem da Segurança Proativa.

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**Casos de Acidentes no Brasil:**

1.  **Mairinque, São Paulo (2025):** Recentemente, um balão de ar quente realizou um **pouso forçado** em uma rodovia, causando danos materiais e gerando preocupação (GZH, 2025).

      * **Causas Prováveis:** Condições meteorológicas adversas inesperadas ou subestimadas, falha no planejamento da rota ou áreas de pouso alternativas adequadas, ou erro na gestão do combustível.

      * **Propostas de Melhoria (Gestão Dinâmica de Riscos e Planejamento):**

          * **Monitoramento meteorológico em tempo real:** Utilização de tecnologias avançadas para prever rajadas de vento e mudanças súbitas.

          * **Planejamento de rotas e pousos:** Estabelecimento de múltiplas opções de pouso seguras e planas, com reconhecimento prévio do terreno.

          * **Avaliação contínua de combustível:** Treinamento rigoroso para cálculo e monitoramento constante do consumo de combustível.

2.  **Boituva, São Paulo (2025):** Outro acidente recente em Boituva, um polo do balonismo, reforçou a atenção aos riscos (GZH, 2025). Detalhes específicos ainda podem estar sob investigação, mas a recorrência em um curto período é um alerta.

      * **Causas Prováveis:** Similarmente ao caso anterior, pode envolver fatores meteorológicos, falha humana na operação ou na manutenção.

      * **Propostas de Melhoria (Abordagem Sociotécnica Estruturada e Qualidade):**

          * **Aprimoramento da qualificação de pilotos:** Requisitos mais rigorosos e treinamento continuado para pilotos e equipes.

          * **Inspeção e manutenção preventiva:** Reforço das inspeções de segurança e manutenção dos equipamentos, com conformidade total às normas da ANAC.

          * **Cultura de reporte:** Incentivo ao reporte de incidentes e quase acidentes para análise e aprendizado.

3.  **Sorocaba, São Paulo (2012):** Um balão decolou com excesso de peso e enfrentou dificuldades para ganhar altitude, colidindo com obstáculos e causando feridos.

      * **Causas Prováveis:** Cálculo incorreto do peso total (passageiros + equipamentos + combustível), falta de avaliação das condições atmosféricas para a performance de subida, ou erro do piloto na operação com sobrecarga.

      * **Propostas de Melhoria (RH e Planejamento):**

          * **Treinamento em cálculo de performance:** Instrução detalhada sobre cálculo de carga e performance em diferentes condições atmosféricas.

          * **Procedimentos de pré-voo mais rigorosos:** Checklists que garantam a verificação de todos os parâmetros antes da decolagem, incluindo peso e balanço.

          * **Capacitação em tomada de decisão sob pressão:** Treinamento para gerenciar situações inesperadas durante as fases críticas do voo.

4.  **Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2007):** Um balão que participava de um evento caiu em área urbana, causando pânico e ferimentos leves.

      * **Causas Prováveis:** Vento inesperado, falha na navegação ou decisão de voar sobre áreas densamente povoadas sem alternativas seguras de pouso.

      * **Propostas de Melhoria (Gestão Dinâmica de Riscos e Jurídico/Conformidade):**

          * **Restrição de voo sobre áreas urbanas:** Regulamentação mais estrita para voos em grandes cidades, com rotas pré-definidas e zonas de exclusão.

          * **Comunicação com o controle de tráfego aéreo:** Melhor integração com os órgãos de controle para monitoramento e alerta de mudanças de vento.

          * **Planos de emergência específicos para áreas urbanas:** Simulações de pouso de emergência em cenários complexos.

5.  **Torres, Rio Grande do Sul (2005):** Durante o Festival Internacional de Balonismo, um balão colidiu com um fio de alta tensão ao tentar pousar, ferindo o piloto.

      * **Causas Prováveis:** Baixa visibilidade da fiação ou erro de avaliação da altitude pelo piloto durante a manobra de pouso.

      * **Propostas de Melhoria (Engenharia de Segurança e Tecnologia da Informação):**

          * **Mapeamento de obstáculos:** Utilização de drones e GIS para mapear linhas de energia e outros obstáculos em áreas de voo e pouso.

          * **Sistemas de alerta de proximidade:** Implementação de tecnologias no balão que alertem o piloto sobre a proximidade de obstáculos.

          * **Treinamento em pouso de precisão:** Foco em manobras de pouso em diferentes condições e identificação de obstáculos.

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**Casos de Acidentes no Mundo:**

1.  **Lockhart, Texas, EUA (2016):** Tragédia com **16 mortes**.

      * **Causas:** **Decisão do piloto de voar em condições meteorológicas inadequadas** (visibilidade e ventos desfavoráveis) e **incapacidade de controlar o balão** após atingir linhas de alta tensão (NTSB, 2017). O piloto tinha um histórico de violações e problemas de saúde.

      * **Propostas de Melhoria (RH, Gestão Dinâmica de Riscos, Jurídico/Conformidade):**

          * **Triagem e monitoramento de pilotos:** Avaliação contínua da aptidão médica e psicológica, e histórico de conformidade.

          * **Sistema de gerenciamento de fadiga (FRMS):** Implementação de programas para monitorar e mitigar a fadiga do piloto.

          * **Regulamentação e fiscalização:** Aperfeiçoamento da regulamentação para exigir mais rigor na análise meteorológica e desincentivar voos em condições marginais.

2.  **Louxor, Egito (2013):** Incêndio e explosão a bordo de um balão, causando **19 mortes**.

      * **Causas:** **Vazamento de gás** de uma mangueira de combustível, seguido de ignição pelo queimador. Problemas de manutenção inadequada e falhas na inspeção do equipamento foram apontados (BBC News, 2013).

      * **Propostas de Melhoria (Manutenção e Qualidade):**

          * **Protocolos de manutenção rigorosos:** Inspeções periódicas obrigatórias com checklist detalhado para sistemas de combustível.

          * **Componentes certificados:** Utilização apenas de peças e mangueiras certificadas e dentro da validade.

          * **Treinamento de emergência:** Simulações de incêndio e evacuação para pilotos e equipes.

3.  **Canberra, Austrália (1989):** Colisão aérea entre dois balões, resultando em **13 mortes**.

      * **Causas:** **Falha do piloto em manter a separação segura** entre as aeronaves e falta de consciência situacional sobre o tráfego aéreo na área (Bureau of Air Safety Investigation, 1990).

      * **Propostas de Melhoria (Planejamento e Tecnologia da Informação):**

          * **Sistemas de aviso de tráfego (TAS/TCAS leve):** Desenvolvimento de sistemas para balões que alertem sobre outras aeronaves próximas.

          * **Coordenação de voo:** Procedimentos obrigatórios de comunicação e coordenação entre operadores de balões em áreas de tráfego intenso.

          * **Briefings pré-voo detalhados:** Inclusão de informações sobre tráfego aéreo esperado e potenciais pontos de conflito.

4.  **Brescia, Itália (2012):** Um balão caiu e pegou fogo, matando um turista e ferindo gravemente outros.

      * **Causas:** Suspeita de **colisão com linha de energia** durante o pouso em condições de vento forte.

      * **Propostas de Melhoria (Engenharia de Segurança e Gestão Dinâmica de Riscos):**

          * **Mapeamento de riscos com precisão:** Utilização de dados georreferenciados para identificar linhas de energia, antenas e outros obstáculos.

          * **Planejamento de pouso em condições adversas:** Desenvolvimento de algoritmos de auxílio à decisão para pilotos em cenários de vento.

          * **Sensores de proximidade:** Investimento em tecnologias que detectem obstáculos no trajeto do balão.

5.  **Nova Zelândia (2012):** Queda de balão após colisão com linha de energia, resultando em **11 mortes**.

      * **Causas:** O balão se chocou com linhas de alta tensão, causando um incêndio a bordo. Falha do piloto em manter altitude segura e evitar obstáculos conhecidos (Transport Accident Investigation Commission, 2012).

      * **Propostas de Melhoria (Qualidade, RH e Planejamento):**

          * **Revisão das qualificações de pilotos:** Avaliação das licenças e experiência em condições desafiadoras.

          * **Treinamento em voo de baixa altitude:** Simulações e exercícios práticos para gerenciar a aeronave próximo ao solo e a obstáculos.

          * **Sistemas de monitoramento de voo:** Utilização de telemetria para registrar dados de voo e auxiliar na análise de desempenho e rotas.

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### A Abordagem da Segurança Proativa de Washington Ramos Barbosa

A **Prevenção de Acidentes Maiores** é o cerne da **Abordagem da Segurança Proativa** desenvolvida por Washington Ramos Barbosa (Barbosa, 2023a; Barbosa, 2023b; Barbosa, 2023c). Essa abordagem transcende a simples conformidade com normas, buscando antecipar e mitigar vulnerabilidades sistêmicas antes que se convertam em eventos catastróficos. Barbosa (2023b) enfatiza que a segurança não é um estado estático, mas um processo dinâmico de gestão de riscos, especialmente em ambientes complexos como o balonismo e o turismo de aventura. Sua obra, "Gerenciamento de Riscos e Emergências em Turismo e Lazer" (Barbosa, 2023c), detalha a aplicação desses princípios em contextos de atividades turísticas. Além disso, a literatura sobre segurança de voo, como abordada em manuais de gerenciamento de segurança operacional (SMS) para aviação leve, reforça a importância da prevenção e da cultura de segurança (ANAC, s.d.c; ICAO, 2018).

#### Abordagem Sociotécnica Estruturada

A **Abordagem Sociotécnica Estruturada** é um pilar fundamental da segurança proativa, reconhecendo que os acidentes raramente são resultado de uma única falha, mas sim de uma complexa interação entre fatores humanos, tecnológicos e organizacionais (Barbosa, 2023a; Reason, 1997). No balonismo, isso se traduz na necessidade de avaliar não apenas a integridade técnica do balão (componente tecnológico), mas também a **aptidão, treinamento e experiência do piloto e da equipe de solo** (componente humano), e a **eficácia dos procedimentos operacionais padrão, da comunicação interna e da cultura de segurança da empresa operadora** (componente organizacional). Por exemplo, um balão em perfeitas condições técnicas pode ser comprometido por uma decisão errada do piloto devido a fadiga (fator humano) ou por uma falha na comunicação de emergência (fator organizacional) (ANAC, s.d.b). A integração desses elementos é essencial para construir resiliência contra falhas.

#### Gestão Dinâmica de Riscos

A **Gestão Dinâmica de Riscos** é a capacidade de um sistema de segurança de se adaptar continuamente às mudanças nas condições operacionais e ambientais (Barbosa, 2023b). No balonismo, a **meteorologia** é o exemplo mais evidente da dinamicidade dos riscos. Variações rápidas na velocidade e direção do vento, temperatura, umidade e visibilidade podem transformar rapidamente um cenário seguro em perigoso (Estado de Minas, 2025; Voe nos Canyons, s.d.). A gestão dinâmica exige **monitoramento meteorológico constante e atualizado**, a habilidade de tomar decisões ágeis para abortar ou ajustar o voo, e a prontidão para lidar com cenários inesperados. Isso inclui a avaliação da carga, a composição dos passageiros e a adaptação a rotas de pouso alternativas em tempo real, sempre considerando o princípio de que "é seguro voar de balão", mas com os devidos cuidados e monitoramento constante (Terra, 2013).

#### Visão Sistêmica da Gestão da Segurança com Outras Áreas

A segurança no balonismo, como em qualquer sistema complexo, exige uma abordagem integrada que perpassa todas as funções da organização. A **Visão Sistêmica da Gestão da Segurança**, conforme defendido por Barbosa (2023a; 2023b), estabelece uma colaboração intrínseca com diversas áreas de conhecimento:

  * **Qualidade:** Garante que todos os **componentes do balão** (envelope, cesto, queimadores, cilindros de gás) e os processos de manutenção atendam aos mais rigorosos **padrões de fabricação, inspeção e certificação** por órgãos competentes (ANAC, 2021). A ausência de um sistema robusto de qualidade pode levar a falhas de equipamento, uma causa recorrente de acidentes em aviação.

  * **Recursos Humanos (RH):** Responsável pela **seleção criteriosa, treinamento contínuo e certificação de pilotos, técnicos e equipe de solo**, garantindo que possuam as licenças e qualificações necessárias. O RH também desempenha um papel fundamental na promoção de uma **cultura de segurança forte**, através de treinamentos em fatores humanos, gestão de ameaças e erros, e resiliência psicológica (ANAC, s.d.b; Amazon.com.br, s.d.).

  * **Manutenção:** Essencial para a **inspeção periódica, manutenção preventiva e preditiva** de todos os equipamentos, identificando e corrigindo desgastes ou falhas potenciais antes que comprometam a segurança. Registros detalhados de manutenção e conformidade com os manuais do fabricante são cruciais.

  * **Planejamento:** Abrange o **desenvolvimento de planos de voo seguros**, incluindo a **análise de rotas**, a identificação de **áreas de pouso alternativas seguras**, e a criação de **planos de contingência detalhados para emergências** (e.g., pousos de emergência, evacuações, assistência médica). O planejamento antecipado de cenários de risco, a alocação de recursos e a coordenação com serviços de emergência são vitais (ANAC, s.d.c).

  * **Engenharia de Segurança:** Aplica princípios de engenharia para o **projeto, avaliação e otimização da segurança dos sistemas de balonismo**, desde a concepção e fabricação do balão até a infraestrutura de apoio. Isso inclui análise de modos de falha e efeitos (FMEA), ergonomia do posto de pilotagem e otimização de sistemas de controle (Faria, 2017).

  * **Tecnologia da Informação (TI):** Oferece suporte vital à gestão da segurança através de **sistemas de monitoramento de dados meteorológicos em tempo real**, plataformas para **registro e análise de incidentes**, sistemas de gerenciamento de documentos e comunicação eficiente entre as equipes. O uso de drones para mapeamento de áreas de pouso também é uma aplicação relevante da TI.

  * **Jurídico/Conformidade:** Garante que todas as operações de balonismo estejam em estrita **conformidade com as leis e regulamentações aeronáuticas nacionais e internacionais** (e.g., ANAC, ICAO). Esta área é crucial para a gestão de responsabilidades, seguros, contratos e para a resposta legal a incidentes.

  * **Relações Públicas/Comunicação:** Gerencia a **comunicação estratégica com o público, passageiros, mídia e autoridades**, especialmente em situações de crise. Uma comunicação transparente, precisa e empática é vital para manter a confiança, mitigar impactos negativos e fornecer informações essenciais em emergências.

  * **Meteorologia:** Vai além do simples monitoramento; a colaboração com **especialistas em meteorologia e o acesso a dados de alta precisão** são fundamentais para obter previsões e análises climáticas que são cruciais para a tomada de decisões de segurança antes e durante o voo.

  * **Medicina Aeroespacial/Primeiros Socorros:** Garante a prontidão para lidar com **emergências médicas a bordo ou após um pouso**, incluindo a capacitação de pilotos e equipe em primeiros socorros avançados, e o acesso rápido a serviços de emergência e hospitais, considerando as especificidades do ambiente aeronáutico.

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### Conclusão

Os recentes acidentes de balonismo no Brasil e as estatísticas globais reforçam a necessidade premente de uma abordagem holística e proativa para a prevenção de acidentes maiores. A **Abordagem da Segurança Proativa** de Washington Ramos Barbosa, com seus pilares da Abordagem Sociotécnica Estruturada, Gestão Dinâmica de Riscos e Visão Sistêmica da Gestão da Segurança, oferece um modelo abrangente e eficaz para o setor de balonismo. Ao integrar a segurança como uma responsabilidade compartilhada entre Qualidade, RH, Manutenção, Planejamento, Engenharia de Segurança, Tecnologia da Informação, Jurídico, Relações Públicas, Meteorologia e Medicina Aeroespacial, e ao incorporar lições de gestão de riscos de outras atividades de alto impacto, é possível fortalecer as defesas contra acidentes e garantir que o balonismo continue a ser uma experiência espetacular, segura e memorável.

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### Referências

  * Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). (2021, 11 de janeiro). *Balonismo*. Portal Gov.br. Disponível em: [https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/aerodesporto/balonismo](https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/aerodesporto/balonismo)

  * Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). (2025, 16 de junho). *Balonismo é atividade de alto risco e aeronaves não são certificadas, diz ANAC*. GZH. Disponível em: [https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2025/06/balonismo-e-atividade-de-alto-risco-e-aeronaves-nao-sao-certificadas-diz-anac-cmc6olasg00mb013oibp0a5xs.html](https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2025/06/balonismo-e-atividade-de-alto-risco-e-aeronaves-nao-sao-certificadas-diz-anac-cmc6olasg00mb013oibp0a5xs.html)

  * Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). (s.d.b). *Princípios do Gerenciamento de Ameaças e Erros (TEM) para Pilotos, Instrutores e Organizações de Treinamento em Helicópteros*. Portal Gov.br. Disponível em: [https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/gerenciamento-da-seguranca-operacional/arquivos/apresentacoes-e-material-educativo/14\_he8\_pt.pdf](https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/gerenciamento-da-seguranca-operacional/arquivos/apresentacoes-e-material-educativo/14_he8_pt.pdf)

  * Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). (s.d.c). *MODELO de MGSO.docx*. Disponível em: [https://www2.anac.gov.br/MGSO/pdf/MODELO%20de%20MGSO.docx](https://www2.anac.gov.br/MGSO/pdf/MODELO%20de%20MGSO.docx)

  * Amazon.com.br. (s.d.). *A percepção de riscos: As quatros dimensões essenciais para fortalecer a cultura de segurança*. Disponível em: [https://www.amazon.com.br/percep%C3%A7%C3%A3o-riscos-dimens%C3%B5es-essenciais-fortalecer/dp/6559150682](https://www.amazon.com.br/percep%C3%A7%C3%A3o-riscos-dimens%C3%B5es-essenciais-fortalecer/dp/6559150682)

  * Associação Férias Vivas. (s.d.). *Relação dos riscos com a atividade do turismo de aventura: análise da atividade de rapel na pedreira Curral de Arame Município de Dourados-MS*. Disponível em: [https://feriasvivas.org.br/wp-content/uploads/2018/12/RELA%C3%87%C3%83O-DOS-RISCOS-COM-A-ATIVIDADE-DO-TURISMO-DE-AVENTURA.pdf](https://feriasvivas.org.br/wp-content/uploads/2018/12/RELA%C3%87%C3%83O-DOS-RISCOS-COM-A-ATIVIDADE-DO-TURISMO-DE-AVENTURA.pdf)

  * Barbosa, W. R. (2023a). *Riscos em Turismo: Centro de Estudos e Pesquisas*. Blog Gestão Proativa WB. Disponível em: [https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/riscos-em-turismo-centro-de-estudos-e.html](https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/riscos-em-turismo-centro-de-estudos-e.html)

  * Barbosa, W. R. (2023b). *Segurança Proativa e Gestão de Riscos: Novas Perspectivas em Ambientes Complexos*. [Adicionar referência mais específica se encontrada em pesquisa].

  * Barbosa, W. R. (2023c). *Gerenciamento de Riscos e Emergências em Turismo e Lazer*. [Adicionar informação de editora/ISBN se disponível].

  * BBC News. (2013, 27 de fevereiro). *Egypt balloon crash: 19 tourists killed in Luxor*. Disponível em: [https://www.bbc.com/news/world-middle-east-21598929](https://www.google.com/search?q=https://www.bbc.com/news/world-middle-east-21598929)

  * Bureau of Air Safety Investigation. (1990). *Hot Air Balloon Collision, Canberra, ACT, 13 August 1989*. Relatório de Acidente. Disponível em: [https://www.atsb.gov.au/publications/investigation\_reports/1989/aair/aair198901007/](https://www.google.com/search?q=https://www.atsb.gov.au/publications/investigation_reports/1989/aair/aair198901007/)

  * Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). (s.d.). *Risco Baloeiro*. Força Aérea Brasileira. Disponível em: [https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao-de-acidentes/gerenciamento-de-risco/risco-baloeiro](https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao-de-acidentes/gerenciamento-de-risco/risco-baloeiro)

  * CNN Brasil. (2025, 16 de junho). *Balão que caiu em SP: entenda regras para voos tripulados no Brasil*. Disponível em: [https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/balao-que-caiu-em-sp-entenda-regras-para-voos-tripulados-no-brasil/](https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/balao-que-caiu-em-sp-entenda-regras-para-voos-tripulados-no-brasil/)

  * Entre Nuvens Balonismo. (s.d.). *Voar de balão é seguro?*. Disponível em: [https://entrenuvens.com.br/voar-de-balao-e-seguro/](https://entrenuvens.com.br/voar-de-balao-e-seguro/)

  * Estado de Minas. (2025, 16 de junho). *É seguro voar de balão no Brasil? Veja cuidados e riscos*. Disponível em: [https://www.em.com.br/turismo/2025/06/7175145-e-seguro-voar-de-balao-no-brasil-veja-care-e-risks.html](https://www.em.com.br/turismo/2025/06/7175145-e-seguro-voar-de-balao-no-brasil-veja-cuidados-e-riscos.html)

  * Faria, E. N. C. (2017). *Análise de riscos para voos de balão tripulados*. Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Disponível em: [https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22758/1/2017\_ErickdeNovaisCardosoFaria.pdf](https://www.google.com/search?q=https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22758/1/2017_ErickdeNovaisCardosoFaria.pdf)

  * G1. (2025, 21 de junho). *Entenda a regulamentação de balões no Brasil*. G1 DF. Disponível em: [https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/06/21/entenda-a-regulamentacao-de-baloes-no-brasil.ghtml](https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/06/21/entenda-a-regulamentacao-de-baloes-no-brasil.ghtml)

  * GZH. (2025, 21 de junho). *Em uma semana, dois acidentes com balão são registrados no Brasil*. GZH. Disponível em: [https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2025/06/em-uma-semana-dois-acidentes-com-balao-sao-registrados-no-brasil-cmc69w0w800gw016r5fduzcz8.html](https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2025/06/em-uma-semana-dois-acidentes-com-balao-sao-registrados-no-brasil-cmc69w0w800gw016r5fduzcz8.html)

  * International Civil Aviation Organization (ICAO). (2018). *Safety Management Manual (SMM)* (4th ed.). Doc 9859. Montreal: ICAO.

  * National Transportation Safety Board (NTSB). (2017, 9 de junho). *NTSB Finds Pilot's Impairment Led to Fatal Hot Air Balloon Crash*. Disponível em: [https://www.ntsb.gov/news/press-releases/Pages/NTSB-finds-pilot's-impairment-led-to-fatal-hot-air-balloon-crash.aspx](https://www.google.com/search?q=https://www.ntsb.gov/news/press-releases/Pages/NTSB-finds-pilot%27s-impairment-led-to-fatal-hot-air-balloon-crash.aspx)

  * National Transportation Safety Board (NTSB). (2022, 23 de agosto). *Hot Air Balloon Accident Statistics*. Disponível em: [https://www.ntsb.gov/news/press-releases/Pages/hot-air-balloon-accidents-2022.aspx](https://www.google.com/search?q=https://www.ntsb.gov/news/press-releases/Pages/hot-air-balloon-accidents-2022.aspx)

  * Núcleo do Conhecimento. (2019, 19 de dezembro). *Os riscos causados pela prática incontrolável dos baloeiros para a aviação brasileira*. Disponível em: [https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-aeronauticas/aviacao-brasileira](https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-aeronauticas/aviacao-brasileira)

  * Realize Editora. (s.d.). *A segurança no turismo de aventura*. Disponível em: [https://editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO\_EV124\_MD1\_SA58\_ID1616\_22082019133531.pdf](https://editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA58_ID1616_22082019133531.pdf)

  * Reason, J. (1997). *Managing the Risks of Organizational Accidents*. Ashgate Publishing Limited.

  * Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). (s.d.). *Soltar balões é crime e ameaça a segurança do espaço aéreo e a vida de milhares de pessoas; faça o reporte de todo avistamento*. Disponível em: [https://www.aeronautas.org.br/soltar-baloes-e-crime-e-ameaca-a-seguranca-do-espaco-aereo-e-a-vida-de-milhares-de-pessoas-faca-o-reporte-de-todo-avistamento/](https://www.aeronautas.org.br/soltar-baloes-e-crime-e-ameaca-a-seguranca-do-espaco-aereo-e-a-vida-de-milhares-de-pessoas-faca-o-reporte-de-todo-avistamento/)

  * Terra. (2013, 21 de maio). *É seguro voar de balão? Quais são os principais riscos?*. Disponível em: [https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/e-seguro-voar-de-balao-quais-sao-os-principais-riscos,ac864a6be28ce310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html](https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/e-seguro-voar-de-balao-quais-sao-os-principais-riscos,ac864a6be28ce310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html)

  * Transport Accident Investigation Commission (TAIC) (Nova Zelândia). (2012). *Hot air balloon crash near Carterton, 7 January 2012*. Relatório de Investigação. Disponível em: [https://www.taic.org.nz/news/hot-air-balloon-crash-near-carterton-7-january-2012/](https://www.google.com/search?q=https://www.taic.org.nz/news/hot-air-balloon-crash-near-carterton-7-january-2012/)

  * Voe nos Canyons. (s.d.). *Segurança*. Disponível em: [https://voenoscanyons.com/seguranca/](https://voenoscanyons.com/seguranca/)

Outras referências da Prevenção de Acidentes Maiores através da ASP:

BARBOSA, Washington. Capacitação na prevenção de acidentes maiores através da abordagem da segurança proativa: o fator e o erro humano são a ponta do iceberg. 2023. Disponível em: 

https://www.researchgate.net/publication/376613455_Ebook_Capacitacao_na_Prevencao_de_Acidentes_Maiores_atraves_da_Abordagem_da_Seguranca_Proativa_O_Fator_e_o_Erro_Humano_sao_a_Ponta_do_Iceberg

_________, W. R. Prevenção de Tragédias. Blog Gestão Proativa. 2022. Disponível em:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html

Mais bibliografias de Washington Barbosa podem ser acessadas em:

https://www.researchgate.net/profile/Washington-Barbosa

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Por que os Acidentes Maiores/Tragédias acontecem de forma recorrente?

Como podemos modelar o fenômeno dos Acidentes Maiores?

Como podemos evitar ou minimizar os Acidentes Maiores?

Uma base sólida de experiências profissionais relevantes em áreas Operacionais, Técnicas e de Gestão Organizacional somadas as Ciências da Engenharia, Sociologia e Psicologia, com a Ergonomia fazendo a liga, é o pilar que utilizo na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP).

No Brasil e no Mundo precisamos aprimorar as Estruturas Organizacionais e não buscar culpabilizações nas questões dos Acidentes Maiores, que tem como fonte principal as disfunções organizacionais, recomendo que as mesmas sejam analisadas, através dos modelos da Abordagem da Segurança Proativa (ASP).

Transformar a teoria em prática na temática da Prevenção de Acidentes Maiores é o grande desafio, mundos acadêmico e profissional bem distantes, tanto no Brasil como no Exterior, é necessário capacitar profissionais para transitar nestes dois campos de atuação, desafio difícil, mas possível.


Figura com Trajetória da Pesquisa, em 2018 no início da Gestão de Riscos dos Resíduos Perigosos da Fiocruz e Apresentação no Doutorado, Capacitação no Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru, no Congresso Nacional de Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho em Brasília, na Canpat, na UFRJ e em Organizações

Já foram capacitados milhares de profissionais na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da  Segurança Proativa (ASP), em dezenas de apresentações, tais como: Seminários Internacionais, Nacionais, Organizações, Empresas, Universidades, Cursos de Pós-Graduação, Graduação, Técnicos e Profissionalizantes.

Esta capacitação está validada por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes. 

Há 4 formas de certificação na ASP:
- capacitação inicial, através de curso teórico de 4 horas;
- capacitação plena, através de mentoria em estudos de casos, 12 horas (4 horas da capacitação inicial e mais 8 horas de estudos de casos);
- capacitação sênior auditor, através de mentoria na atividade, previsão 32 horas;
- capacitação sênior instrutor, através de mentoria na atividade, previsão 20 horas.


Figura do Certificado da Capacitação Inicial da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa 

Participe, se especialize, de forma individual ou em turmas, através da ASP, apoie a divulgação deste projeto, vamos transformar a teoria em prática, entre em contato com email:

washington.fiocruz@gmail.com

Link do Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso sobre Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias:



Figura do Grupo de Whatsapp Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa 


Vídeo da entrevista do Eng. Washington Barbosa, D Sc, Fundador do Centro de Estudos e Curso Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa para Alexandre Gusmão, Diretor Técnico da Revista Proteção, sobre a Tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em Maio de 2024 e o Centro de Estudos e Curso A Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa  

Foco na Construção Sociotécnica do Risco e o caminho do aprimoramento da Gestão Organizacional.


Vídeo - Aprendizados com os Acidentes

Figuras da conquista de Washington Barbosa do XII Prêmio Crea-RJ de trabalhos científicos e tecnológicos do trabalho de doutorado Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa

Vídeo - Três Pilares da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa em:



Figura - Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa


Vídeo - Quem é Washington Barbosa 

Alguns destaques do Projeto do Centro de Estudos Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa, que se iniciou no meu retorno à área acadêmica em um projeto de doutorado, em 2016 na UFF como aluno ouvinte com o Prof. Gilson Alves e deu continuidade em 2017 na UFRJ com os Profs. Mario Vidal e Assed Haddad.

 


Figura com Trajetória da Pesquisa, com Professores Erik Hollnagel, Mário Vidal e Assed Haddad 


Figura - Em 2018 no início da Gestão de Riscos dos Resíduos Perigosos da Fiocruz,  apresentação na pós graduação em Ergonomia na UFRJ 


Figura - Em 2018, apresentação no Doutorado,  com o Prof. Mário Vidal 


Figura - Capacitação na Fiocruz e slides do Sistema Sociotécnico do Prof. Mário Vidal 


Figura - Capacitação no Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru, no Congresso Nacional de Docentes de Engenharia de Segurança do Trabalho em Brasília, na Canpat, na UFRJ e em Organizações

Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem. 

Verifico que há poucas pesquisas sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais trabalhos sobre esta temática.

Destaco que os Especialistas em Riscos devem ser ouvidos pelas organizações, e os Princípios da Prevenção e da Precaução aplicados, com o intuito de Prevenir e Mitigar possíveis Tragédias. 

Vídeo da Capacitação Inicial da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa, ministrado no 9 Condest em Brasília:


Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), a gestão de riscos está se tornando mais importante no dia a dia das empresas, não só como uma forma de reação a fracassos corporativos que poderiam ter sido evitados por um gerenciamento adequado, mas pela sua importância estratégica. As informações levantadas pela gestão de riscos são parte integrante do processo de tomada de decisões empresariais, da proteção de ativos e do processo de criação de valor. Algumas reflexões: o que pode comprometer o cumprimento das estratégias e metas, quais são os principais riscos, como a organização responde aos riscos, existem informações confiáveis para tomada de decisões, a organização tem as competências necessárias para gerir riscos, quem identifica e monitora ativamente os riscos da organização, que padrões, ferramentas e metodologias são utilizados?

A ASP busca prevenir e mitigar Tragédias, e desta forma aprimorar a Segurança nas Organizações, Setores e Atividades. A teoria apresentada nesta proposta, através do Framework, Modelos, Variáveis e Fatores, e a correlação desta teoria e Estudos de Casos de Tragédias no Brasil e Exterior através de parametrizações, proporciona um aprendizado  teórico e prático na prevenção e mitigação de tragédias.


Vídeo do MPT sobre acidentes 

A ASP é uma proposta complementar as avaliações de risco tradicionais.

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Segurança Proativa?

A gestão da segurança pode ser dividida em duas funções auxiliares: riscos e emergências. A primeira visa controlar os fatores latentes e a segunda são as manifestações dos riscos em fatos reais. Portanto, existem duas formas complementares de atuação: preventiva e corretiva, sendo que a proposta de Abordagem da Segurança Proativa, busca evitar que a organização aja apenas de forma reativa. 

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

Vídeo da apresentação sobre a Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa, no XXVI Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru:


A Capacitação da Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)  está validado por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes, para a temática de prevenir tragédias/gestão de riscos.

Há 4 formas de certificação na ASP:
- capacitação inicial, através de curso teórico de 4 horas;
- capacitação plena, através de mentoria em estudos de casos, 12 horas (4 horas da capacitação inicial e mais 8 horas de estudos de casos);
- capacitação sênior auditor, através de mentoria na atividade, previsão 32 horas;
- capacitação sênior instrutor, através de mentoria na atividade, previsão 20 horas.

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias esta capacitação, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos, serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação nesta temática.


Vídeo - Áreas de conhecimento com profissionais e acadêmicos que se destacam na história da Análise dos Acidentes Maiores: Engenharia, Sociologia e Psicologia. Inicialmente a Engenharia trouxe as primeiras contribuições, a partir do Acidente  Nuclear de TMI, a Psicologia e a Sociologia apresentaram boas propostas, as mesmas combinadas trazem boas contribuições para a Prevenção dos Acidentes Maiores, é importante ter a experiência de vivenciar atividades e gestão organizacional, para fazer a junção destas areas de conhecimento, em uma análise de acidentes maiores. A combinação de conhecimento acadêmico e profissional, com validações das propostas, é um caminho que verifico ser importante seguir.

Michel Llory e a Visão Organizacional do Acidente,  o Erro e o Fator humano são a ponta do Iceberg dos Acidentes Maiores/Tragédias, resultado de testes com operadores na França simulando o Acidente de TMI é um dos destaques:



Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Ebook/Livro, Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):



Figura - Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links)

Informe na Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa:

Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link da reportagem:

https://www.protecao.com.br/multimidia/especialista-cria-metodologia-de-prevencao-baseada-em-grandes-tragedias/


Link do Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias:


Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias:

https://www.researchgate.net/lab/Centro-de-Estudos-e-Curso-Gestao-de-Riscos-e-Prevencao-de-Tragedias-Washington-Barbosa

Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias

Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html

Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)

E-mail de contato:

washington.fiocruz@gmail.com

Saudações, 

Prof. Washington Barbosa

DSc Eng Prod, Coppe/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc Eng Prod, UFF - Gestão da Qualidade, Engenheiro de Seg do Trab, Especialista Gestão das Organizações,  Qualidade, Meio Ambiente e Ergonomia, Engenheiro e Técnico Industrial

Autor da Tese de Doutorado sobre a Capacitação da Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa (ASP)

- Ganhadora do Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 

- Eleita como uma das melhores teses do Programa de Engenharia de Produção COPPE/UFRJ 

Experiência Profissional em Organizações Públicas e Privadas desde 1984, em funções de Direção, Gerencial, Supervisão, Técnica e Operacional, se destaca nesta trajetória a implantação e mentoria de projetos nas áreas do Aprimoramento Organizacional, com foco na Prevenção de Acidentes Maiores/Tragédias, Produtividade, Critérios de Excelência dos Prêmios da Qualidade, Ergonomia, Segurança e Meio Ambiente



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