Irregularidades na metalúrgica, que explodiu em 01/09/23, Cabreúva (SP) - Centro de Estudos e Curso de Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves), através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE)

 

Vídeo da Explosão - Momento da explosão em câmara da rua, visão geral, frente da metalúrgica, dentro da metalúrgica e helicóptero de resgate

Explosão em metalúrgica deixa ao menos cinco mortos em Cabreúva (SP)

Por Washington Barbosa 

Fontes: Abordagem da Segurança Proativa Riscos e Emergências (ASPRE), CNN, internet e G1

Prefeito da cidade no interior de São Paulo informou que mais de 30 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas

Uma explosão em uma metalúrgica de Cabreúva, no interior de São Paulo, deixou ao menos cinco mortos, em 01/09/23
.A Prefeitura de Cabreúva, na região de Jundiaí, confirmou as cinco mortes durante a tarde desta sexta.

Segundo o prefeito Antonio Carlos Mangini, o número de feridos ultrapassa 30 pessoas. A CNN confirmou ao menos 35 feridos em diferentes unidades de saúde.

O porteiro da empresa, Pedro Siqueira Barbosa Filho, relembrou o momento do incidente e o resgate das vítimas. Ele trabalhava no momento da explosão, e conta que quase foi atingido por pedaços de vidro que saíram voando.

"Quebrou os vidros da portaria, passou tudo perto de mim e eu não cortei nada. Na hora que vi os meus amigos queimados... Os vidros passaram perto de mim e não fez nada", conta, emocionado.

"Na hora eu fechei os olhos e pensei: 'é hoje que nós vamos'", relata.

'Clarão muito forte'

A analista de qualidade Renata Ferreira, que trabalha atrás da metalúrgica, contou que o barulho da explosão causou momentos de medo e desespero.

"Deu um clarão muito forte e logo em seguida veio o som de 'boom' muito alto. Parecia ter sido dentro da minha empresa. Quebrou vidro, porta, luminárias", relembra.

A explosão deixou pelo menos cinco mortos e 12 pessoas feridas. Segundo Renata, os brigadistas da empresa em que trabalha pediram para que os funcionários saíssem do local, momento em que viu a correria dos funcionários da metalúrgica.

"Saiu todo mundo chorando da empresa que explodiu. Todo mundo desesperado. No estacionamento da minha empresa tem um muro que divide com a empresa que explodiu. O fogo já estava nesse muro, que é bem alto. Os brigadistas atuaram nos primeiros combates ao fogo", conta.

Conforme o major do Corpo de Bombeiros, Eric Vilas Boas, o proprietário do local informou que havia 33 pessoas no local no momento do acidente. Segundo ele, há uma pequena possibilidade de que mais vítimas estejam ainda nos escombros, por isso, uma equipe do Canil foi acionada para auxiliar nas buscas.

As vítimas socorridas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a Santa Casa de Cabreúva. No início da tarde, 14 pessoas haviam sido transferidas para a Santa Casa em estado estável. Outras sete vítimas precisaram ser entubadas pois estavam em estado grave e foram transferidas para hospitais da região, como o Hospital das Clínicas, Hospital Estadual de Sumaré (SP), Hospital São Paulo, Nossa Senhora Aparecida, em Itupeva (SP), e para o Hospital Municipal de Itu (SP).

Em relação a Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), apresento dois modelos que podem ser utilizados para a análise de acidentes maiores.

Em relação a abordagem sociotécnica estruturada, segue o modelo abaixo:


Figura - Abordagem Sociotécnica Estruturada

Mais informações da Abordagem Sociotécnica Estruturada em: 

e:


Vídeo da Abordagem Sociotécnica Estruturada 

Histórico da empresa

De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a Tex Tarugos atua no comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos, metalurgia de outros metais não-ferrosos e suas ligas, produção de alumínio e suas ligas em formas primárias e fundição de metais não-ferrosos e suas ligas.

A empresa foi constituída em 20 de maio de 2020, com capital social de R$ 80 mil distribuídos para dois sócios, sendo um da cidade de Itu e outro da cidade Cabreúva.


Em relação a Gestão Dinâmica da Segurança, segue modelo abaixo:


Figura - Gestão Dinâmica da Segurança 

Mais informações da Gestão Dinâmica da Segurança em: 

e:


Vídeo da Gestão Dinâmica da Segurança


 Área de Alerta:

Empresa que explodiu em Cabreúva não tinha alvará de funcionamento, diz prefeitura

Explosão deixou pelo menos três mortos e dezenas de funcionários feridos.

A empresa de Cabreúva (SP), onde ocorreu uma explosão que deixou ao menos três mortos e dezenas de feridos na sexta-feira (1º), não tinha alvará de funcionamento, além de possuir um histórico de desconformidades em suas operações, incluindo problemas como falta de manutenção em seus equipamentos.

As informações são de Ubiratan Vieira, chefe de fiscalização da Divisão Regional de Fiscalização do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e da prefeitura da cidade.

A prefeitura chegou a confirmar na tarde de sexta-feira (1º) cinco mortes, mas corrigiu a informação neste sábado (2).

Ao g1, Ubiratan afirma que máquinas e equipamentos estavam sem a devida manutenção, quando foram fiscalizadas. Houve também problemas com relação às Comissões Internas de Acidentes de Trabalho (Cipas), que, conforme ele, não funcionam a contento e não informam os locais perigosos que a empresa possui.

Ainda de acordo com a fiscalização, antes da explosão, já havia registros de uso de equipamento ultrapassado, além de muita sujeira no ambiente de trabalho, descuido com o setor elétrico e alguns extintores vencidos. A empresa havia sido fiscalizada juntamente com outras empresas vizinhas, e chegou a ser notificada. Agora, de acordo com o MTE, será autuada.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cabreúva informou que o prédio foi totalmente interditado pela Defesa Civil. Além disso, confirmou também que a empresa não tinha o alvará de funcionamento. Em 2020, eles entraram com um pedido, mas foi negado por falta do Auto de Visto do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O g1 questionou o Corpo de Bombeiros do Estado sobre a documento da empresa, incluindo o AVCB. A instituição não respondeu até o a publicação da reportagem.

Fiscais do MTE retornaram ao local do acidente neste sábado (2). Ainda conforme Ubiratan, na segunda-feira (4), uma equipe de auditores fará um levantamento total da empresa sobre a situação antes da explosão.


Reportagem Domingo Espetacular, sobre as irregularidades:



Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem. 

Para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), a gestão de riscos está se tornando mais importante no dia a dia das empresas, não só como uma forma de reação a fracassos corporativos que poderiam ter sido evitados por um gerenciamento adequado, mas pela sua importância estratégica. As informações levantadas pela gestão de riscos são parte integrante do processo de tomada de decisões empresariais, da proteção de ativos e do processo de criação de valor. Algumas reflexões: o que pode comprometer o cumprimento das estratégias e metas, quais são os principais riscos, como a organização responde aos riscos, existem informações confiáveis para tomada de decisões, a organização tem as competências necessárias para gerir riscos, quem identifica e monitora ativamente os riscos da organização, que padrões, ferramentas e metodologias são utilizados?

A ASPRE busca prevenir e mitigar Tragédias, e desta forma aprimorar a Segurança nas Organizações, Setores e Atividades. A teoria apresentada nesta proposta, através do Framework, Modelos, Variáveis e Fatores, e a correlação desta teoria e Estudos de Casos de Tragédias no Brasil e Exterior através de parametrizações, proporciona um aprendizado  teórico e prático na prevenção e mitigação de tragédias.

A ASPRE é uma proposta complementar as avaliações de risco tradicionais.

Você quer aprimorar as questões essenciais para a Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, na sua organização, empresa, serviço ou atividade, com um intuito de aperfeiçoar a forma de pensar um Ambiente de Segurança Proativa?

A gestão da segurança pode ser dividida em duas funções auxiliares: riscos e emergências. A primeira visa controlar os fatores latentes e a segunda são as manifestações dos riscos em fatos reais. Portanto, existem duas formas complementares de atuação: preventiva e corretiva, sendo que a proposta de Abordagem da Segurança Proativa, busca evitar que a organização aja apenas de forma reativa. 

Importante se debruçar sobre estas questões, e aprofundar os estudos acadêmicos, com aplicação nas empresas, para desenvolver propostas para evitar estas tragédias.

O Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa, está validado por profissionais seniores, plenos, juniores e estudantes. 

Para os profissionais seniores e especialistas no assunto de Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias esta capacitação, serve para refletir e debater a temática, para os profissionais plenos, serve como um aprofundamento, para os profissionais juniores e estudantes, serve como um início de aproximação nesta temática.

Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links):



Figura - Link eletrônico de acesso ao conteúdo do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Curso On-Line, Blog, Canal do You Tube, Grupo de Whatsapp, Linkedin, Facebook, Instagram e outros links)

Informe na Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias, através da Abordagem da Segurança Proativa:

Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link da reportagem:

https://www.protecao.com.br/multimidia/especialista-cria-metodologia-de-prevencao-baseada-em-grandes-tragedias/


Veja também, no vídeo abaixo a indicação de Ivan Rigoletto sobre o Curso, e o vídeo sobre mentoria, capacitação e produtos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias em:


Vídeo - Ivan Rigoletto, Phd e Gestor e Consultor de Riscos Sênior em Grandes Organizações, indica o o Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias e Vídeo da Capacitação, Mentoria e Produtos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias 


Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa em:



Figura - Artigo Internacional sobre a Construção Sociotécnica do Risco e a Proposta dos Modelos Preconizados pela Segurança Proativa

Link do Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias:


Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de  Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias

Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias:

https://www.researchgate.net/lab/Centro-de-Estudos-e-Curso-Gestao-de-Riscos-e-Prevencao-de-Tragedias-Washington-Barbosa

Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e  Curso Prevenção de Tragédias

Incêndio no Havai.

Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha. 

Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.

Mais informações em:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html


Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí

Explosões em Palotina

Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.

“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.

Mais informações em:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html

Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí

Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança

O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal

O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.

Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.

As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.

Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:

Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.

Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras

Mais informações no link da postagem:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html


Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Explosão do Titan

A tragédia no litoral norte de São Paulo causada por uma chuva recorde, causou mortes, pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, expondo um profundo traço de desigualdade na região.

O balanço da Defesa Civil aponta 65 mortes (64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba).

Segundo o último boletim estadual, divulgado às 18h deste domingo, são 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Além do trabalho de resgate, os bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada.

O que aconteceu?

Dezenas de pessoas morreram, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas após um temporal histórico que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana.

A chuva começou no sábado (18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).

A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia. 

Mais informações no link:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/02/tragedia-no-litoral-norte-de-sao-paulo.html


Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - 
Tragédia Litoral Norte de São Paulo

Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:

https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html

Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)

E-mail de contato para maiores informações:

washington.fiocruz@gmail.com 

Participe, se especialize e apoie a divulgação desta iniciativa.

Saudações!

Washington Barbosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves), através da Abordagem da Segurança Proativa Riscos e Emergências (ASPRE) - Construção Sociotécnica do Risco - Módulos do Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias - Formato ead/on-line, livre acesso - Individual ou em Turmas

Explosão na C.Vale: Polícia Civil conclui inquérito e indicia três pessoas - Destaques da Explosão na Cooperativa de Palotina no Paraná e a Gestão Dinâmica da Segurança - Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves), através da Segurança Proativa

Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies. Participate, specialize and support the dissemination of this initiative. This article initially presents the international article approved in JRACR journal, English version: The Sociotechnical Construction of Risks, and Principles of the Proactive Approach to Safety, and after the Risk Management Training, and The Proactive Safety Method, Risks and Emergencies