Apresentação para turma de graduação em Eng de Prod da UFRJ, Ebook e Exercicio do Curso Prevenir Tragédias através da Abordagem da Segurança Proativa
Agradecido ao Prof. Ricardo Mello, meu amigo pessoal de longa data e Coordenador do Curso de Eng de Produção da UFRJ, pela parceria em apresentar a Capacitação do Curso Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa.
Nesta capacitação foi apresentado o ebook e o trabalho final do curso em questão, para a turma da Eng de Produção da UFRJ, esta turma está nos períodos finais da graduação, e a capacitação está sendo ministrada na matéria de Gerenciamento de Projetos pelo Prof. Ricardo.
Mais uma contribuição para aprimorar a formação de profissionais e estudantes na temática de Gestão de Riscos e Prevenção de Acidentes Maiores.
Link do ebook/livro:
No exercício consta:
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO GESTÃO DE RISCOS COM APLICAÇÃO DA
ABORDAGEM PROATIVA DA SEGURANÇA, RISCOS E EMERGÊNCIAS (ASPRE).
Caro(a),
Com base nos estudos de casos indicados pelo seu orientador, ou de sua escolha:
- apresente uma visão geral da empresa e do acidente
- apresente as variáveis exo e endógenas, exigências, legislação, boas práticas e os fatores que levaram aos eventos negativos maiores;
- apresente possíveis ações para prevenção e minimização para uma efetiva aplicação da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE).
Link com estudos de Casos
Módulo 3 – Estudos de Casos:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-3-estudos-de-casos.html
Explosão da Plataforma Deep Water Horizon – Golfo do México:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/09/plataforma-marinha-deepwater-horizon.html
Acidente Nuclear de Fukushima:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/acidente-nuclear-de-fukushima-artigos.html
Acidente Aéreo da Cantora Marília Mendonça:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/05/acidente-aereo-da-cantora-marilia.html
Tragédia do JJ 3054, maior acidente aéreo brasileiro:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/05/tragedia-do-jj-3054-maior-acidente.html
Incêndio na Boate Kiss:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-incendio-na-boate.html
Acidente aéreo com time da Chapecoense:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1_K0lxJjstA7bw_0kV1iKV1kkZCdolL3h
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-acidente-aereo-com.html
Acidente do Bonde de Santa Teresa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/06/prevenir-tragedias-acidente-do-bonde-de.html
Link de artigos exemplos e auxiliares
Contribuição da Ergonomia para o Desenvolvimento da Segurança Proativa, Riscos e Emergências dos Resíduos dos Produtos Perigosos da Fiocruz:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/04/contribuicao-da-ergonomia-para-o.html
A Construção Sociotécnica dos Riscos e os Princípios da Abordagem Proativa da Segurança:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/03/artigo-aprovado-na-revista-jracr.html
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link da reportagem:
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Incêndio no Havai.
Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha.
Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html
Explosões em Palotina
Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.
“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html
Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí
Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança
O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal
O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.
Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.
As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.
Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:
Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.
Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras
Mais informações no link da postagem:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
A tragédia no litoral norte de São Paulo causada por uma chuva recorde, causou mortes, pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, expondo um profundo traço de desigualdade na região.
O balanço da Defesa Civil aponta 65 mortes (64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba).
Segundo o último boletim estadual, divulgado às 18h deste domingo, são 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.
Além do trabalho de resgate, os bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada.
O que aconteceu?
Dezenas de pessoas morreram, casas foram destruídas e rodovias bloqueadas após um temporal histórico que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana.
A chuva começou no sábado (18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).
A cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia.
Mais informações no link:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/02/tragedia-no-litoral-norte-de-sao-paulo.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato para maiores informações:
washington.fiocruz@gmail.com
Participe, se especialize e apoie a divulgação desta iniciativa.
Washington Barbosa
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