Curso Prevenir Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - Turma do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ - Dias 21/06 das 09 às 12 horas, UFRJ, Escola Politécnica, Bloco I, sala 120
Capacitação presencial e on-line feita com ótimas participações, destaque para as contribuições da Safety Science, Engenharia de Segurança e Ergonomia para o desenvolvimento da Abordagem da Segurança Proativa e o aprimoramento da Gestão da Segurança nas organizações, estou recebendo contato de colegas interessados em desenvolver parcerias na prevenção de acidentes maiores/grandes acidentes/tragédias.
Curso
Prevenir Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa
Turma
do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da UFRJ
Dia 21/06, das 09 às 12 horas, UFRJ, Escola Politécnica, Bloco I, sala 120
A ementa deste curso versará sobre uma introdução, trajetória da
pesquisa, quadro referencial teórico, framework da Abordagem da Segurança Proativa,
estudos de casos, capacitação, resultados e conclusão, que será complementada
com a apresentação de um artigo/trabalho pelos alunos.
A turma será composta por 25 alunos, que serão selecionados com o compromisso de apresentar um artigo/trabalho resumido (vide estudos de casos propostos nesta postagem), no prazo de 30 dias, o contato inicial para participar do curso, será feito através de e-mail, a ser encaminhado para:
washington.fiocruz@gmail.com
Vagas limitadas, se inscreva, além dos alunos do PEA, iremos inscrever alunos de outros cursos da UFRJ, de outras universidades e profissionais do mercado.
Breve apresentação do Curso, pode ser acessada em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/05/prevencao-de-tragedias-apresentacao-da.html
Considerações:
No dia 21/06, haverá uma
apresentação teórica e orientação para o trabalho prático/artigo
pelo Professor Washington Barbosa.
Os melhores trabalhos/artigos serão selecionados para serem encaminhados
para congressos e revistas acadêmicas;
Já foram capacitados centenas de profissionais e 31 turmas, dentre as quais:
participantes do Seminário Internacional de Segurança Mineira em Lima no Peru; Hyundai,
Fábrica de Automóveis em Piracicaba, Fiocruz, Empresas Multinacionais da área
do Petróleo, Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho,
Ambiental e de Produção e Gestão de Riscos em Seguros.
Material auxiliar:
Ebook/Livro - Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa: O Erro e Fator Humano é a Ponta do Iceberg, com bibliografia:
Orientações para a apresentação e artigo:
Com base nos estudos de casos indicados pelo seu orientador, ou de sua
escolha:
- apresente uma visão geral da empresa e do acidente
- apresente as variáveis exo e endógenas, exigências, legislação, boas práticas
e os fatores que levaram aos eventos negativos maiores;
- apresente possíveis ações para prevenção e minimização para uma
efetiva aplicação da Abordagem da Segurança Proativa.
Link com estudos de Casos
Módulo 3 – Estudos de Casos:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/02/modulo-3-estudos-de-casos.html
Explosão da Plataforma Deep Water Horizon – Golfo do México:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/09/plataforma-marinha-deepwater-horizon.html
Acidente Nuclear de Fukushima:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/acidente-nuclear-de-fukushima-artigos.html
Acidente Aéreo da Cantora Marília Mendonça:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/05/acidente-aereo-da-cantora-marilia.html
Tragédia do JJ 3054, maior acidente aéreo brasileiro:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/05/tragedia-do-jj-3054-maior-acidente.html
Incêndio na Boate Kiss:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-incendio-na-boate.html
Acidente aéreo com time da Chapecoense:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1_K0lxJjstA7bw_0kV1iKV1kkZCdolL3h
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/07/prevenir-tragedias-acidente-aereo-com.html
Acidente do Bonde de Santa Teresa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2022/06/prevenir-tragedias-acidente-do-bonde-de.html
Tragédia Rio Grande do Sul, Tragédia do Litoral Norte de São Paulo e Aprendizado RRD Chuvas Municipios Brasil:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2024/05/links-de-postagens-de-reducao-de-riscos.htmlLink de artigos exemplos e auxiliares:
Contribuição da Ergonomia para o Desenvolvimento da Segurança Proativa,
Riscos e Emergências dos Resíduos dos Produtos Perigosos da Fiocruz:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/04/contribuicao-da-ergonomia-para-o.html
A Construção Sociotécnica dos Riscos e os Princípios da Abordagem
Proativa da Segurança:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/03/artigo-aprovado-na-revista-jracr.html
Saudações,
A Prevenção
de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - O Fator e o
Erro Humano são a Ponta do Iceberg
Professor de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, palestrante nacional e internacional, experiência profissional em organizações públicas e privadas desde 1984
Pós Doutorando pelo PEA/UFRJ - Gestão de Riscos, D Sc Eng Prod COPPE/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc Eng Prod UFF - Gestão da Qualidade, Especialista em Qualidade (UFF), Eng de Segurança (FSS), Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz), Ergonomia (UFRJ) e Gestão de Organizações Publicas (ENSP/Fiocruz), Engenheiro e Técnico Industrial Mecânico pelo CEFET -RJ
Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias (Acidentes Maiores, Fatais e Graves) através da Abordagem da Segurança Proativa, Riscos e Emergências (ASPRE), mais informações, vídeos e materiais complementares, acessar os links desta postagem.
Verifico que há poucas pesquisas sobre a Prevenção de Acidentes Maiores no Brasil e no Exterior, é necessário se desenvolver mais trabalhos sobre esta temática.
Figura - Revista Proteção sobre o Curso On-Line Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link da reportagem:
Figura - Grupo de Whatsapp do Centro de Estudos e Curso Gestão de Riscos e Prevenção de Tragédias
Link com os artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias:
Figura - Artigos do Centro de Estudos Gestão de Riscos e Curso Prevenção de Tragédias
Incêndio no Havai.
Que se passa no Havai? A construção sociotécnica do risco. A mistura perigosa que levou à destruição extrema. Reportagem de hj da Revista Norminha.
Os incêndios no Havai causaram um elevado nível de destruição e de vítimas mortais. Por trás destes eventos, está uma “mistura perigosa”. Os cientistas explicam.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/incendios-florestais-no-havai-matam-53.html
Explosões em Palotina
Explosões de armazéns de grãos, como a que aconteceu na C.Vale, em Palotina/PR, não são comuns. No entanto, podem ocorrer muito facilmente, se os responsáveis pela estrutura não tomarem as devidas precauções. A precaução mais importante é a redução da poeira suspensa no ar dentro do armazém. A advertência é de Adriano Mallet, consultor em armazenagem de grãos e diretor técnico da empresa Agrocult, em declaração para o portal AviSite.
“Em um silo, que é um espaço confinado, o combustível é o pó suspenso no ar. Se a quantidade de pó presente no ar for densa, muito grande, basta uma faísca, causada por curto-circuito elétrico, um isqueiro, chama de solda, ou qualquer outra origem, para dar a ignição que leva à reação rápida do oxigênio com as partículas de pó, gerando a explosão”, explica.
Mais informações em:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/08/destaques-dos-informes-iniciais-da.html
Figura - Reportagem da Revista Norminha sobre o Acidente Maior - Incêndio no Havaí
Análise da Implosão do Submersível Titan através dos Modelos da Abordagem da Segurança Proativa - Reportagem na Revista Norminha de Segurança
O alerta foi dado, há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal
O Titan, o submersível que sumiu em um passeio para levar turistas aos destroços do Titanic, não foi submetido à agência de avaliação de riscos.
Mais uma tragédia em que o alerta de especialistas não foi seguido.
As escolhas de design e materiais do submarino podem ter causado a implosão.
Área interna mais espaçosa, e, por isso, o submarino era mais vulnerável à pressão externa que a água exerce, essa mudança tem consequências na fadiga e na delaminação; entenda:
Fadiga: com o tempo, a tensão repetida em um material causa pequenas trincas na superfície. Essas pequenas trincas se propagam devagar, e esses danos vão se acumulando até que haja uma falha. Essa característica é chamada de fadiga.
Delaminação: superfícies de materiais compostos, como fibra de carbono, têm camadas ou placas. A delaminação é o processo físico pelo qual essas camadas começam a se separar umas das outras
Mais informações no link da postagem:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/06/implosao-do-submersivel-titan-as.html
Link sobre os Times de Aprimoramento da Segurança (TAS), através da Abordagem da Segurança Proativa:
https://gestaoproativawb.blogspot.com/2023/07/times-de-aprimoramento-da-seguranca-tas.html
Figura - Times de Aprimoramento da Segurança (TAS)
E-mail de contato:
washington.fiocruz@gmail.com
Sds,
Washington Barbosa
Fundador do Centro de Estudos e Curso:
A Prevenção de Acidentes Maiores através da Abordagem da Segurança Proativa - O Fator e o Erro Humano são a Ponta do Iceberg
Professor de cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas, palestrante nacional e internacional, servidor público federal da Fiocruz, experiência profissional nas áreas de destaque na Produção, Gestão da Qualidade, Eng de Segurança/Riscos e Ambiental, em organizações públicas e privadas desde 1984
Pós Doutorando pelo PEA/UFRJ - Gestão de Riscos, D Sc Eng Prod COPPE/UFRJ - Gestão de Riscos, MSc Eng Prod UFF - Gestão da Qualidade, Especialista em Qualidade (UFF), Eng de Segurança (FSS), Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz), Ergonomia (UFRJ) e Gestão de Organizações Publicas (ENSP/Fiocruz), Engenheiro e Técnico Mecânico pelo CEFET -RJ
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